Geral

Novo Referencial Curricular da Educação Básica será lançado terça

11/08/2014

large (1)Professores da rede pública estadual participam, na próxima terça-feira dia (12), a partir das 8h30, no Centro de Convenções, do lançamento do Referencial Curricular da Educação Básica. O documento, fruto de uma construção coletiva, traz novas orientações acerca do conteúdo curricular para o Ensino Fundamental e Médio e para a organização das práticas pedagógicas.

Durante o lançamento, além da apresentação da construção e estrutura do referencial, será proferida palestra sobre os fundamentos que ancoram esse documento. Serão ainda disponibilizados, em mídia digital, os sete cadernos que compõem o currículo, contemplando cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e ensino religioso, os quais também estarão disponíveis, na sequência, no site da Secretaria de Educação www.educacao.al.gov.br.

Este documento trará orientações para as escolas da rede estadual e municipais acerca das práticas pedagógicas nas três etapas da Educação Básica. Após o lançamento do referencial, haverá uma série de capacitações com professores da rede pública estadual acerca do documento. A implementação se dará com a formação continuada em serviço em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Além dos educadores da rede estadual, participam do evento, os secretários municipais e técnicos pedagógicos das secretarias municipais de educação (Semeds), Conselho Estadual de Educação (CEE), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Reduc – Na ocasião, também será lançado por meio de parceria entre a SEE e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) o livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências Curriculares Exitosas”. Esta obra é resultado da compilação dos artigos publicados nas duas primeiras edições da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (REDUC) e escritos por professores de todas as redes do estado, os quais relatam experiências pedagógicas bem-sucedidas.

Confira abaixo a programação completa do evento:

8h30 – Apresentação cultural;

9h – Solenidade de abertura;

9h30- Lançamento do Referencial Curricular da Educação Básica e entrega simbólica do CD com os cadernos do referencial;

9h45 – Lançamento da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (REDUC)e entrega simbólica do livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências Curriculares Exitosas”.

10h – Apresentação do Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual pela Professora Maria Vilma da Silva

10h30 – Palestra “A Construção e Desenvolvimento de Competências e Habilidades na Educação Básica” pelo Professor Valther Maestro, da Universidade Católica da Bahia.