Cidades

Médicos arapiraquenses participam de curso no Sírio-Libanês

06/08/2014

foto arapiracaCom a finalidade de levar atendimento de qualidade para a população arapiraquense, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem passado por constantes cursos de capacitação e workshops especializados nas mais diversificadas áreas.

Através de uma parceria firmada entre o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e o Ministério da Saúde (MS), representantes dos municípios de todo o Brasil tiveram a oportunidade de participar do curso de aperfeiçoamento em “Gestão de programa em residência médica no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

De acordo com as informações do Instituto, entre os critérios de seleção das cidades para participar do programa estão primeiramente as aprovadas para abertura de cursos de medicina, que não possuam programas de residência médica.

O curso terá a duração de quatro meses, entre agosto e dezembro de 2014, sendo as atividades seguintes realizadas a distância por meio da plataforma do programa do Instituto Sírio-Libanês.

Dentro do Estado de Alagoas, o município arapiraquense foi o único selecionado a enviar profissionais para o curso ministrado na cidade de São Paulo.

Representando o município de Arapiraca, se fizeram presentes ao evento, a médica com especialização em medicina de saúde e comunidade e atualmente diretora da Atenção Básica de Saúde de Arapiraca, Luciana Rúbia, e o cirurgião geral da Unidade de Emergência do Agreste (UE), José Roberto.

O curso tem a pretensão de formar gestores e preceptores de residência médica no SUS, tendo a meta de desenvolver o aperfeiçoamento em gestão de programas de graduação para 100 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, a ordem da prefeita Célia Rocha (PTB) é garantir capacitação para todos os servidores, afim de demonstrar mais qualidade no atendimento aos usuários.

“Após a conclusão do curso, os gestores atuantes do curso terão a incumbência de indicar mais dez médicos, para que passem pelo mesmo treinamento, com a finalidade de disseminar e facilitar o trabalho de novos profissionais. Com certeza é uma nova etapa na saúde pública de Arapiraca”, disse Pedrosa.