Geral

Mais de 27 mil alunos da rede pública participam do Pré-Enem

07/08/2014
Mais de 27 mil alunos da rede pública participam do Pré-Enem

Simulado servirá para medir o nível de conhecimento e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens (Fotos: Valdir Rocha)

Simulado servirá para medir o nível de conhecimento e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens (Fotos: Valdir Rocha)

  Pelo menos 27 mil estudantes participarão, nos dias 21 e 22 deste mês, do simulado preparatório para o exame nacional do Ensino Médio (Enem) em 181 escolas da rede pública estadual, inscritas no Pré-Enem.
De acordo com a coordenadora do Pré-Enem em Alagoas, Tânia Almeida, além de familiarizar os alunos à metodologia do exame nacional, o simulado servirá para medir o nível de conhecimento e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens, direcionando ações para saná-las.
O simulado será totalmente presencial e seguirá o formato padrão do Enem. Eles serão avaliados nas quatro áreas do conhecimento, com 15 questões de cada, sendo duas áreas por dia, em 1h30 de prova. Serão distribuídos cadernos com as questões para todos os participantes e as provas serão aplicadas nas respectivas escolas, durante o horário de aulas do curso, que sempre acontece no contraturno escolar.
“Participarão do simulado todos os alunos da rede matriculados nas escolas que aderiram ao Pré-Enem. Mesmo os que não estejam frequentando as teleaulas, mas que estejam cursando o 3º ano do ensino regular, os 3º e 4º ano da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou o ensino normal (magistério), poderão participar”, conta Tânia.
Além deste, os alunos terão ainda mais dois simulados, previstos para os meses de setembro e outubro deste ano, com a mesma sistemática, respectivamente com 60 e 180 questões cada.

    Via satélite

É um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com duração de  quatro meses/360h, com transmissão em teleaulas, acompanhadas por um monitor, geralmente professor da rede, que tem a responsabilidade de estimular e facilitar a interação entre os alunos e os professores da escola satélite. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no contraturno escolar e, aos sábados, para alunos do noturno.

   Formação

Além de toda a estrutura para atender aos alunos, o Pré-Enem também promoverá uma formação específica para os professores das escolas participantes do programa, contemplando as quatro áreas do conhecimento e redação. A metodologia do curso também será telepresencial e acontecerá na própria escola.
O objetivo é familiarizar os profissionais com a metodologia do projeto e orientá-los em relação aos eixos cognitivos da matriz de cada área, promovendo novas situações de aprendizagem junto aos alunos. A formação terá início no dia 12 deste mês, com término previsto para o início de outubro,  sempre no horário das 19h às 21h.