Geral

Goleiro do Santos é vítima de racismo em Porto Alegre

29/08/2014
Goleiro do Santos é vítima de racismo em Porto Alegre
147jog

O goleiro do Santos, Aranha, em foto de arquivo – Divulgação / Santos

    Por volta dos 43 minutos do segundo tempo, o jogo Grêmio 0 x 2 Santos, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, foi paralisado e os jogadores do Santos avisaram o árbitro Wilton Pereira Sampaio que o goleiro Aranha estava sendo vítima de racismo. Imagens da ESPN Brasil, que transmitia a partida, flagraram uma torcedora gritando o que “macaco”. Apesar da reclamação santista, o árbitro mandou o jogo seguir, o que deixou Aranha transtornado.
– Ouvi gritos de ‘negro fedido’, ‘seu preto’, ‘cambada de preto’, depois começaram a fazer barulho de macaco. Pedi para filmarem o que estavam fazendo. É difícil, é duro, nunca imaginei passar por isso. Acho que mais importante é mostrar e registrar o que aconteceu aqui. Tenho consciência de que isso não parte da maioria da torcida do Grêmio. Sei que a intenção é desestabilizar, mas sou maduro o suficiente para manter meu comportamento em campo – disse Aranha, emocionado, na saída do campo.

Autor de um dos gols da vitória, Robinho saiu em defesa de Aranha:

— A questão principal é a punição. É preciso identificar os torcedores. Se não houver punição, isso vai continuar. Insultos são normais, mas não de maneira racista. A cor da pele não diferencia ninguém. Não importa se você é negro, branco, amarelo, o importante é jogar bola.

ZINHO PROTESTA

Diretor do Santos, o ex-jogador Zinho também repudiou a atitude de parte da torcida rival:
— Somos solidários ao Aranha e contra qualquer tipo de preconceito. Não cabe mais isso no futebol.
Os jogadores do Santos pediram que o árbitro relatasse na súmula o que aconteceu.
No dia 30 de março deste ano, a vítima da torcida gremista foi o zagueiro Paulão, do Internacional, xingado durante o Gre-Nal. Levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, o Grêmio foi punido apenas com multa.