Geral

Exposição promove agricultura no Vale do Mundaú

14/08/2014
Exposição promove agricultura no Vale do Mundaú

    Na próxima terça-feira (19), fruticultores da Associação dos Produtores de Banana de União dos Palmares e da Associação de Orgânicos de Santana do Mundaú vão expor seus produtos na Comunidade Rural Vale da Pelada, em União dos Palmares, a partir das 9h. O evento contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho.

Alagoas se apresenta como o terceiro maior produtor de laranja do Nordeste (Foto: Raul Placido)

Alagoas se apresenta como o terceiro maior produtor de laranja do Nordeste (Foto: Raul Placido)

 A exposição foi articulada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú. Os agricultores que integram o grupo também mostrarão seus produtos. Na ocasião, os fruticultores ainda vão agradecer o recebimento de dois caminhões de sete toneladas, usados para o escoamento e transporte da produção.
Segundo a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, o momento traz uma maior valorização da cultura local e da produção. “Com a exposição, os fruticultores têm seu trabalho mais reconhecido, além de uma ampla divulgação das atividades desenvolvidas na região, apresentando o melhor do que ela tem a oferecer”, disse.
A exposição ainda terá a participação da especialista Edna Guimarães, que vem da cidade de Paulo Afonso para trabalhar técnicas de beneficiamento da laranja e da banana com os produtores. Durante o evento haverá uma aula prática sobre o tema, seguida de uma degustação com os produtos feitos na hora.

 Fruticultura em Alagoas

Alagoas é o terceiro maior produtor de laranja do Nordeste. O APL Fruticultura no Vale do Mundaú, criado ainda em 2008, possui 1.171 fruticultores de laranja e banana, organizados em 29 associações, três cooperativas regionais e um instituto. Na região, a produção chega a cinco mil toneladas em pouco mais de 5.800 hectares de área cultivada.