Geral

Estudantes participam de ações de combate ao tabagismo

29/08/2014
Estudantes participam de ações de combate ao tabagismo

Estudante Evanilton faz paródia evidenciando os males do cigarro Foto: Carla Cleto

Estudante Evanilton faz paródia evidenciando os males do cigarro Foto: Carla Cleto

   O consumo de cigarro ainda é uma realidade preocupante dentro das escolas alagoanas e para conscientizar os estudantes e promover hábitos de vida saudáveis, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (29),  ações educativas no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), em Maceió.
Durante o evento, alunos e funcionários assistiram apresentações culturais produzidas pelos estudantes, palestras e vídeos sobre os malefícios do cigarro. Na ocasião, os estudantes de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Mauricio de Nassau e Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizaram atendimento de saúde, a exemplo de aferição de pressão, e orientaram os participantes sobre uma alimentação correta e dicas para uma vida saudável.
De acordo com a coordenadora do Programa estadual de Combate ao  Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, a iniciativa fez parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo e foi voltado ao público adolescente e funcionários do CEAGB. “O uso do tabaco entre adolescentes tem diminuído, mas ainda é uma realidade preocupante em Alagoas”, destacou a coordenadora, acrescentando que os fumantes possuem um risco elevado de adoecer de diversas doenças, destacando-se o câncer de pulmão, infarto e acidentes vasculares cerebrais.
Durante a ação, o estudante Evanilton Rodrigo cantou uma paródia de uma marcha de carnaval, evidenciando os males do cigarro. “Os adolescentes tendem a buscar a novidade e o consumo de cigarro pode ser muito tentador, especialmente quando associado a celebridades e ao cinema. Por isso,  é essencial que os jovens tenham acesso à informação escapando da armadilha do vício”, destacou o estudante.
Além disso, a programação contou com depoimentos gravados de pacientes com doenças relacionadas ao tabaco e apresentações como um grupo de teatro de fantoches e um coral com os alunos do colégio Dom Pedro II, que apresentaram uma versão do sucesso We Are The World, composto por Michael Jackson e Lionel Richie.
“A intenção da música era salvar às vitimas de fome da África e hoje nós a utilizamos para auxiliar na luta contra o cigarro e salvar as pessoas de doenças e óbitos”, explicou o estudante João Victor, que participou da apresentação. Já a professora do curso de enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau, Kelly Nascimento, elogiou a iniciativa lembrando que a participação dos alunos representa uma oportunidade de aprendizagem para os acadêmicos que podem interagir com os adolescentes e atuar positivamente para a formação dos estudantes.

    Ambientes livres do fumo – De acordo com a Lei 12546/11 em seu artigo 49, o fumo é proibido em locais fechados de uso coletivo, mesmo que total ou parcialmente fechado. Vetrúcia Teixeira explicou que as medidas buscam evitar que não fumantes sejam expostos às substâncias cancerígenas presentes na fumaça do cigarro. “O fumante passivo também está exposto a fumaça e pode desenvolver doenças relacionadas ao tabaco. A lei existe para proteger essas pessoas especialmente crianças e adolescentes”, ressaltou.
A regulamentação para controle do tabaco também proíbe a propaganda comercial de produtos fumígenos em todo o território brasileiro e a venda a menores de 18 anos.