Geral

Encontro em Maragogi promove fortalecimento do turismo rural

29/08/2014
Encontro em Maragogi promove fortalecimento do turismo rural

Empresários de Alagoas e de Roraima puderam conhecer e trocar ideais sobre o turismo rural (Foto: Ascom Seplande)

Empresários de Alagoas e de Roraima puderam conhecer e trocar ideais sobre o turismo rural (Foto: Ascom Seplande)

   Empresários do segmento de turismo rural estão na cidade de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, para o I Encontro de Lideranças do Turismo Rural de Alagoas e Roraima.  O evento, que segue até esta sexta-feira (29), conta com visitas técnicas a locais importantes do município, como a Trilha do Visgueiro e a Fazenda Lavragem. Na programação também haverá palestras e mesas de discussão.
Na tarde da última quarta-feira (27), os empresários de Roraima conheceram a famosa Trilha do Visgueiro, no assentamento Água Fria. O percurso de 5,5km tem um cenário onde predomina a árvore que dá nome ao ponto turístico. De todos os tamanhos, os visgueiros encantaram os visitantes.  Ainda próximo ao local, os empresários tiveram contato com o artesanato feito da fibra da bananeira, produzido pelo grupo Mulheres de Fibra.
O percurso da Trilha do Visgueiro foi guiado pelo senhor Geraldo, morador do assentamento. Ele ficou feliz com a oportunidade de mostrar os encantos da sua terra e a preocupação com a sustentabilidade. “Todas as visitas que nós recebemos são importantes, inclusive quando podem nos ajudar. Quando comecei a usar a trilha, esperava por um retorno financeiro, mas hoje vejo que proteger o meio ambiente também é muito importante”, conta.
O encontro teve ainda a participação da gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Costa dos Corais, Larissa Borsato. Na ocasião, ela pode explorar e apresentar aos participantes a situação atual da área e como o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) trouxe mais desenvolvimento para o município litorâneo e entorno, por meio da atividade de capacitação e inclusão produtiva.
“Nosso trabalho tem foco no fortalecimento das associações e cooperativas, na união de todas as pessoas e órgãos da região. O desenvolvimento regional traz muitas mudanças positivas para os empreendedores, pois eles têm a oportunidade de aumentar a renda com boas práticas e atingir uma evolução socioeconômica maior e mais abrangente. É preciso integrar o capital social e econômico em prol do avanço da região”, finaliza.
Para a presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (Idestur) e coordenadora do encontro, Andreia Roque, Maragogi foi escolhido pelo potencial que o município carrega. “O associativismo e cooperativismo são os segredos para o crescimento do turismo rural e estes dois aspectos estão muito presentes em Alagoas. Além disso, o modelo de negócio usado no Estado é profissional, só precisa de pequenos ajustes“, destaca.
De acordo com o representante do Sebrae/RR, Hélio Zanona, os empresários que participaram da visita fazem parte de um projeto de desenvolvimento do turismo rural no seu estado e, a cada ano fazem uma visita técnica para conhecer outros locais onde também há a prática da atividade. Ele enfatiza a vocação de Maragogi e as potencialidades de Roraima.
“A vinda a Maragogi foi muito importante, pois já se tem um turismo bastante evoluído no município. O potencial aqui é muito grande. Em Roraima, ainda estamos no começo, mas ainda assim há uma diversidade enorme em toda região, o que permite um uso produtivo da área. A geografia variada facilita a exploração da atividade turística. Ao contrário do que alguns pensam, não existem só florestas no Estado” , disse.
O evento tem organização do Sebrae/RR , com apoio do  Sebrae/AL , do APL Turismo Costa dos Corais, da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), da Cáritas da Itália e do Costa dos Corais Convention Bureau.