Geral

Defesa Social treina jovens aprendizes para call center do 190

01/08/2014
Defesa Social treina jovens aprendizes para call center do 190

Alunos terão 75 horas de aulas práticas e teóricas; trabalho é supervisionado por policiais militares (Foto: Assessoria)

Alunos terão 75 horas de aulas práticas e teóricas; trabalho é supervisionado por policiais militares (Foto: Assessoria)

  Novos jovens, com idade entre 18 e 23 anos, iniciaram a capacitação no Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) para se juntar aos outros 48 jovens aprendizes que integram o teleatendimento do Disque Emergência 190. O curso, iniciado no último dia 28, será concluído no dia 15 de agosto.
Ao final do curso, aqueles que obtiverem o aproveitamento mínimo nas avaliações terão um contrato de trabalho por um período máximo de 14 meses, com direito a uma bolsa de auxílio para custear despesas, como alimentação e transporte. A carga horária dos jovens aprendizes que integram o Ciods é de 30 horas semanais, com plantões entre segunda-feira e domingo, já que há um revezamento para manter o setor sempre funcionando.
Todo o trabalho é supervisionado por um policial militar que auxilia no procedimento de recebimento de denúncias e esclarece eventuais dúvidas durante as abordagens no teleatendimento. “É uma oportunidade única para que os jovens tenham uma experiência com o primeiro emprego, além de que eles têm a chance de trabalhar junto aos profissionais responsáveis pela segurança pública estadual”, destaca a sub-chefe de Articulação Operacional do Ciods, tenente Lílian Cardoso.
Os alunos terão 75 horas de aulas práticas e teóricas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). Ao todo, serão estudados 17 módulos no decorrer da capacitação, com disciplinas como Comunicação Oral, Tipificação de Crimes, Ética e Teleatendimento. Para facilitar o entendimento dos temas, vários instrutores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil elaboram aulas, disponibilizam materiais e aplicam provas para os alunos.
“Sempre sonhei em trabalhar com segurança pública. Quando soube dessa oportunidade, não pensei duas vezes e confirmei minha inscrição através da Soprobem. Estou concluindo as etapas do treinamento e espero ficar aqui para ajudar a salvar vidas e, futuramente, levar essa experiência para atuar na área penal”, afirma a jovem aprendiz Carla Barros, que pretende seguir carreira profissional como advogada.
Os jovens que desejam trabalhar na Defesa Social precisam ter entre 18 e 24 anos e estar regularmente matriculados em instituições de ensino público. Além disso, é necessário que o interessado tenha cadastro no Serviço de Promoção e Bem-Estar Comunitário (Soprobem).