Geral

Competidor alagoano disputará o Rally dos Sertões pela décima vez

21/08/2014
Competidor alagoano disputará o Rally dos Sertões pela décima vez
O navegador de Maceió Neurivan Calado (à direita) segue para o Sertões 2014

O navegador de Maceió Neurivan Calado (à direita) segue para o Sertões 2014

  Vai começar o desafio mais esperado pelas equipes do automobilismo off-road, o Rally dos Sertões. Faltam apenas oito dias para os pilotos e navegadores das categorias motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões acelerarem suas máquinas ao longo de 2.679 quilômetros. De 23 a 30 de agosto, o desafio é acelerar fundo entre Goiânia, GO, e Belo Horizonte, MG, e fazer o menor tempo da competição.
E o Estado de Alagoas, segue mais uma vez representado neste evento. O navegador Neurivan Calado, de Maceió, defenderá a bandeira alagoana. “O Rally dos Sertões é um ícone mundial da modalidade, ficando atrás apenas do Rally Dakar. Por isso, nós assumimos uma grande responsabilidade quando garantimos um lugar neste grid. É preciso ter experiência, disposição e resistência para encarar cada dia de prova, e ainda lidar com a pressão dos adversários, pois todos querem subir no pódio”, declarou Calado, que completou. “Imagina o orgulho se eu trouxer o título para Alagoas? Por isso, me dedicarei ao máximo para representar muito bem a minha cidade”, salientou o navegador, que compete ao lado do piloto brasiliense, Mauro Guedes.
Cada dia uma surpresa diferente, com novos obstáculos a serem superados, tais como: setores de trial, erosões, pedras, cascalhos, travessias de rios, mata-burros, subidas e descidas de serra, pontes de tora, curvas de diversos tipos, áreas descampadas, chão arenoso e muito mais. E para recarregar as energias, os pernoites serão em Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (MG), São Francisco (MG), Diamantina (MG) e Belo Horizonte (MG).
“O Rally dos Sertões é extremamente desgastante, uma superação dos nossos próprios limites. Completar todo o roteiro já é uma grande vitória, pois não é todo mundo que consegue finalizar a competição, devido as ‘armadilhas’ que encontramos ao longo da disputa”, salientou Neurivan.
Pela primeira vez em Belo Horizonte, a chegada do Rally dos Sertões será na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha – um dos principais pontos turísticos da cidade. Essa novidade gerou excelentes comentários entre os participantes, uma vez que a capital mineira entre para a história do certame.
A caravana do Rally dos Sertões começa a se reunir já no dia 21, para o início das vistorias técnicas e administrativas.

Programação – 22º Rally dos Sertões

23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)

24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km

25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km

26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km

27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km

28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 335 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km

29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km