Geral

Audiência em Brasília destaca agilidade nas obras do Canal do Sertão

20/08/2014
(Foto: Carlos Rudiney)

(Foto: Carlos Rudiney)

A agilidade nas obras do Canal do Sertão foi o tema principal da audiência desta quarta-feira, 20, entre o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, em Brasília.

Acompanhado de parte do secretariado, o governador lembrou que mais de 100 quilômetros foram construídos durante sua gestão à frente do Governo de Alagoas e que a Codevasf tem sido uma grande parceira, em todos os sentidos, com ênfase nos projetos de irrigação em  vários municípios.

“Estamos trabalhando na questão da manutenção do Canal e iremos entregar ao nosso sucessor no Estado de Alagoas a continuidade desta obra. Estamos juntos, com o governo federal, através da Codevasf, para vermos de que forma podemos auxiliar na sequência de todos os projetos pertinentes ao Canal, para darmos uma satisfação a nossa população, que tanto espera desse grandioso projeto”, destacou.

Funcionários de mais de mil captações pequenas de água em Alagoas estão distribuindo, atualmente, kits de irrigação, enviados pela Codevasf. O presidente da empresa disse que, inicialmente, esses projetos de irrigação irão beneficiar a  3.500 sertanejos.

A ideia do governador é que, paralelo ao projeto do Canal do Sertão, possa ser implantado um sistema de energia que beneficie os moradores da área de extensão da obra.

Quarenta e dois municípios do Sertão e Agreste do Estado serão beneficiados pela obra, que levará água para mais de um milhão de pessoas quando estiver concluída, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, desenvolver a economia alagoana e redução do êxodo rural.

Quando estiver concluído, o Canal do Sertão alcançará 250 quilômetros, ligando as cidades de Delmiro Gouveia e Arapiraca.

Também estiveram presentes à audiência desta quarta-feira os secretários de Estado da Agricultura, José Marinho; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Artur Rogério, o secretário-adjunto da Infraestrutura, Alzir lima, e o representante de Alagoas no Escritório do Distrito Federal, Josafá William Bandeira.