Geral

Assistência Técnica potencializa a produção de Leite em Alagoas

14/08/2014
Assistência Técnica potencializa a produção de Leite em Alagoas

Nesta sexta-feira (15) na Comunidade Alto da Madeira, a Cooperativa de Pequenos Produtores de Leite (Coopaz), vai promover um torneio leiteiro Foto: Arquivo Emater/AL

Nesta sexta-feira (15) na Comunidade Alto da Madeira, a Cooperativa de Pequenos Produtores de Leite (Coopaz), vai promover um torneio leiteiro Foto: Arquivo Emater/AL

  A Cadeia Produtiva de Leite em Alagoas é considerada hoje uma das principais atividades agrícolas do Estado, de acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para impulsionar essa atividade, considerada uma das mais inclusivas, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL) iniciou a execução de um projeto de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia Produtiva do Leite, a Chamada Pública do Leite. O projeto beneficiará 1.500 famílias.
Onze municípios alagoanos compõem a Cadeia Produtiva do Leite no estado, entre eles Jacaré dos Homens. Nesta sexta-feira (15) na Comunidade Alto da Madeira, a Cooperativa de Pequenos Produtores de Leite (Coopaz), vai promover um torneio leiteiro reunindo dezenas de produtores da região. Durante o evento os 30 técnicos da Emater/AL designados a executar a Chamada Pública vão trocar experiência com agricultores, observando o manejo e práticas adotadas na criação dos animais.
De acordo com a coordenadora da Chamada do Leite, Fabiana Fontes, a primeira etapa do projeto prevê o diagnóstico individual das propriedades, relacionando as principais necessidades para a melhor execução da Assistência Técnica. “Pela experiência, sabemos que o maior desafio está na gestão das propriedades rurais. Nosso agricultor não tem o hábito de anotar suas despesas e receitas, mas para o bom andamento de qualquer empreendimento temos que fazer contas”, relatou a coordenadora.
Outra atividade que limita o desenvolvimento do trabalho da Extensão Rural é a ausência de informações zootécnicas, como por exemplo, período de lactação, quantidade de alimento consumido pelo animal, entre outras.  Em paralelo será trabalhada ainda a melhoria na qualidade do alimento e a genética do animal.
“Desenvolvimento se faz com planejamento e dedicação e com o desenvolvimento rural não é diferente. Nossa missão é fazer com que as famílias do meio rural compreendam o quanto é importante adotar uma postura diferente para o crescimento de seus negócios”, destacou Fabiana Fontes.