Geral

Alunos de Maribondo participam de simulado preparatório para o Enem

25/08/2014
Alunos de Maribondo participam de simulado preparatório para o Enem
Alunos consideram o simulado uma forma de estímulo e preparação para o Exame (Foto: Valdir Rocha)

Alunos consideram o simulado uma forma de estímulo e preparação para o Exame (Foto: Valdir Rocha)

Como parte da preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, que acontecem em novembro próximo, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Odete Bonfim, em Maribondo, participaram do primeiro simulado preparatório para o exame. Com duração de 90 minutos, o simulado também foi aplicado na capital e no interior para alunos da rede pública.
Ao todo, mais de 27 mil estudantes da rede pública estadual marcaram presenças e enfrentaram as provas com questões que foram abordadas nos últimos testes do Enem nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos. Outros dois simulados serão aplicados com 60 e 180 questões, respectivamente, em setembro e outubro.
A ação faz parte do Projeto Pré-Enem, parceria entre a rede pública estadual e a Escola Satélite – empresa do Grupo Abril Educação – que promove um preparatório para o exame por meio de aulas via satélite três vezes por semana.

Metodologia

Maria das Graças, professora de Língua Portuguesa, destaca que o simulado é de grande relevância, já que os alunos passam a ter uma relação complementar sobre a logística das provas do Enem. “Trabalhamos durante todo o ano numa perspectiva de abordagem que é feita no Enem, e isso tem uma contribuição muito importante para os alunos que vão enfrentar as provas do Enem”, falou.
De acordo com a professora, os temas aplicados para os alunos são os mesmos que serão abordados no Enem como gêneros textuais, interpretação de leitura e técnicas de redação. “Além disso, os alunos recebem dicas sobre o tempo da prova, ler cuidadosamente as questões e ainda não fugir do tema apresentado na redação”, afirma Maria das Graças.
Edileide Canabarro, diretora-geral da Escola Odete Bonfim, explica que dentro do cronograma pedagógico para o ano letivo, os alunos participam do projeto “Incentivo ao Enem”, como forma de preparação para as provas. “Nossa estratégia vem dando certo, já que o índice de aprovação dos alunos em vestibulares vem crescendo a cada ano”, reconhece.

Preparação

O aluno André do Santos, que busca uma vaga para o curso de Direito, diz que o simulado além de contribuir com a preparação para o Enem, trabalha temas pontuais com uma linguagem que o exame exige. “Sempre tenho me preparado em casa e o simulado do Enem passa a ser um reforço a mais na minha batalha por uma vaga no ensino superior”, confirma.
Já Cícera Danielle Ferreira, de 16 anos, que vai tentar uma vaga em Engenharia ou Enfermagem, o simulado é uma forma de estímulo e preparação e vai contribuir com minha formação. “Os professores estão tendo uma participação valiosa, já que estão conseguindo transmitir os temas e dicas que o Enem vai propor este ano, principalmente em relação à redação”, reconhece.
Em 2014, como afirma a diretora Edileide Canabarro, duzentos alunos matriculados na escola vão enfrentar as provas do Enem, tentando vagas no ensino superior em diversos cursos.