Geral

Alagoas participa de Congresso Latino-Americano em São Paulo

19/08/2014
Alagoas participa de Congresso Latino-Americano em São Paulo

irgentes da Desenvolve, à frente o diretor-presidente Antonio Carlos Quintiliano, participam do congresso (Divulgação)

irgentes da Desenvolve, à frente o diretor-presidente Antonio Carlos Quintiliano, participam do congresso (Divulgação)

Alagoas está participando em São Paulo da sexta edição do Congresso Latino-Americano de Inclusão Financeira (CLIF), aberto nesta segunda-feira (18), no Hotel Intercontinental, reunindo agentes financeiros de diversos países. O evento tem o objetivo de fomentar o debate acerca das experiências e das melhores práticas para promoção do acesso aos serviços financeiros.
O evento recebe executivos e especialistas nacionais e internacionais, visando difundir a atividade bancária nas diversas esferas sociais. São debatidos, ainda, os meios de pagamentos que mais colaboram com a inclusão financeira, e apresentadas análises e informações sobre assuntos relacionados ao crédito consignado, direitos do consumidor, cooperativas de crédito, microcrédito e outros assuntos do segmento.
Entre os palestrantes estão o superintendente de microcrédito do banco Santander – Brasil, Jerônimo Rafael Ramos; o gerente executivo da diretoria de agronegócios do Banco do Brasil e o vice-presidente global para o setor público da Mastercard – Estados Unidos, Ed Brandt.
Alagoas está representado pela Desenvolve – Agência de Fomento, através do seu diretor-presidente Antonio Carlos Quintiliano; Jamerson Silva, gerente de crédito; e Thiago Pires, gestor de projetos. A presença do Estado é de fundamental importância, visto que a Agência tem por missão criar ações voltadas para a promoção do desenvolvimento, com ênfase nas camadas mais pobres da sociedade, além de atuar na preparação das empresas e organizações produtivas para acessar o mercado de maneira planejada, adequar seus produtos à legislação, com organização interna e de modo sustentável
Para atingir os seus objetivos, a Desenvolve trabalha em parceria com organismos internacionais, como a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BIS/Fumin), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e entidades nacionais, como o Banco Mundial, OCB, Sebrae e BNDES.

   Desempenho

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, liberou, apenas em 2014, o montante de R$ 7.331.371,00 em operações de crédito. Estas ações beneficiaram diversos setores, através das seguintes linhas: Programa do Leite; Microcrédito Desenvolve/BNDES; Crédito Competitivo e Safra.