Geral

Uneal participa de encontro internacional de reitores do RJ

29/07/2014
Uneal participa de encontro internacional de reitores do RJ

    A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também está representada no III Encontro Internacional de Reitores Universia que acontece nesta segunda (28) e terça-feira (29) no Riocentro, Rio de Janeiro, com a participação de 1.056 universidades de mais de 30 países. O tema do encontro é “A universidade do século XXI: Uma reflexão a partir da Ibero-América”.

Participam do evento aproximadamente 1.056 universidades de mais de 30 países Foto: Ascom Uneal

Participam do evento aproximadamente 1.056 universidades de mais de 30 países Foto: Ascom Uneal

Além do reitor e do vice-reitor da Uneal, mais de 1.100 reitores analisam o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e a projeção no cenário internacional. Além dos gestores da Uneal, outros representantes de instituições alagoanas também participam do III Universia, dentre eles João Sampaio e Douglas Apratto Tenório, do Centro Universitário Cesmac, e o professor Eurico de Barros Lôbo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, destacou a importância para a universidade alagoana ter espaço no maior evento voltado à universidade, políticas de educação, tecnologia e novas demandas. “Podemos sintetizar o III Universia como uma excelente oportunidade para troca de experiências e aprendizados”, pontuou o gestor.
A partir do tema do encontro “A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América”, o futuro do ensino superior será analisado, além da sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e a projeção da universidade Ibero-americana no contexto mundial. Para isso, a Universia conta com a colaboração das universidades dos países ibero-americanos, que se incorporaram aos três comitês do III Encontro: o Internacional, o Acadêmico e o Organizador.
Dentre as novidades previstas para esta edição, está o desenvolvimento de um aplicativo digital que facilitará a criação de uma grande rede acadêmica. Os reitores terão a possibilidade acessar os diferentes debates por meio de tablets, que também poderão ser utilizados para facilitar o contato entre os participantes durante as atividades do Encontro.

    15 milhões de universitários representados

Segundo a organização do evento, a Universia é o maior projeto de colaboração universitária internacional. As instituições acadêmicas convidadas representam mais de 15 milhões de universitários, poderão iniciar e manter um diálogo com o mundo universitário não ibero-americano.
Por isso, foram convidados também 150 reitores de universidades líderes da Europa, Estados Unidos, Rússia, Ásia, África e Oceania, cujas opiniões contribuirão para situar o horizonte e a projeção da universidade ibero-americana no contexto mundial.
O Encontro Internacional de Reitores Universia ocorreu pela primeira vez em Sevilha, na Espanha, em 2005. A segunda edição aconteceu em Guadalajara, no México, em 2010.

    Internacionalização

A Universidade estadual de Alagoas já iniciou o processo de internacionalização, graças a uma parceria inédita com o Banco Santander e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A instituição está com inscrições abertas para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades, do Banco Santander.
A finalidade é selecionar um estudante que receberá uma bolsa no valor de R$ 9.744 para seis meses de intercâmbio na Universidad de Sevilha, na Espanha. O convênio foi assinado com o objetivo de proporcionar a oportunidade de mobilidade de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação das universidades associadas à Abruem para outras universidades no exterior.
A Uneal dará todo o suporte ao estudante selecionado nas etapas que antecederão a viagem. As inscrições prosseguem até a próxima quinta-feira (31). O edital pode ser acessado pelo endereço: http://www.uneal.edu.br/editais/edital-n.o-13-2014-reitoria-uneal-programa-de-bolsas-ibero-americanas-para-estudantes-de-graduacao-santander-universidades.