Geral

Técnicos em agropecuária aprendem sobre pragas quarentenárias

09/07/2014
Técnicos em agropecuária aprendem sobre pragas quarentenárias

Treinamento sobre pragas foi ministrado para técnicos do Estado (Foto: divulgação)

Treinamento sobre pragas foi ministrado para técnicos do Estado (Foto: divulgação)

   Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciaram, nesta quarta-feira (9), treinamento sobre pragas quarentenárias helicoverpa armígera e cochonilha rosada, na sede da Federação da Agricultura, em Jaraguá.
Promovida pelo grupo de trabalho da Helicoverpa armígera, a capacitação prossegue na quinta-feira (10), no município de Arapiraca, contemplando dos técnicos da região Agreste. Na oportunidade, serão repassadas informações sobre a praga Helicoverpa armigera, legislação fitossanitária – Helicoverpa, manejo integrado de pragas e tecnologia de aplicação de agrotóxicos.
Na programação constam ainda palestras sobre “reconhecimento do ataque de pragas e métodos de coleta de insetos”, “características e métodos de controle da praga cochonilha rosada” e “monitoramento da praga Helicoverpa armigera/ armadilhas”.

    Treinamento

Em junho passado, receberam treinamento sobre as duas pragas quarentenárias 40 técnicos da Cooperativa Pindorama, Secretaria Municipal de Agricultura de Coruripe, Secretaria Municipal de Agricultura de Arapiraca (Asplana), Associação dos Produtores do Vale de Coruripe (Asprovac), Emater de São Sebastião e de Igreja Nova.
Além das informações sobre a praga helicoverpa e cochonilha rosada, foram distribuídas 174 armadilhas para monitoramento da praga em todo Estado.
Na ocasião, também foi repassado para os técnicos a estratégia das inspeções no monitoramento das armadilhas, acondicionamento dos insetos coletados nas inspeções até a chegada no laboratório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para identificação.