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Técnicos discutem ações para corrigir fluxo de alunos em atraso escolar

24/07/2014
Técnicos discutem ações para corrigir fluxo de alunos em atraso escolar

Formação vai atender estudantes da rede pública em atraso escolar (Foto: Manuella Nobre)

Formação vai atender estudantes da rede pública em atraso escolar (Foto: Manuella Nobre)

Professores e técnicos das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) iniciaram na manhã desta quarta-feira (23), no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa, a formação do Projeto Mandacaru, o qual visa atender estudantes da rede pública com idade a partir dos 15 anos que se encontram em atraso escolar.
Orientações e práticas para a correção de fluxo escolar nos anos finais do ensino fundamental foi o tema da palestra inicial, seguida de seminário para apresentação dos livros temáticos da série “Viver, Aprender”, da editora Global, específicos para este público, contemplando quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – distribuídos aos participantes.
De acordo com a técnica da 1ª CRE, Lilian Rosaleti, todo material e aprendizado disponibilizado na formação serão implementados ainda este ano em duas unidades escolares da baixa Maceió, a Aurelina Palmeira, no Vergel do Lago, e Tavares Bastos, na Praça Centenário. “O projeto permite aos alunos em distorção a continuidade no estudo regular, promovendo o aceleramento com garantia no aprendizado”, afirma Lilian.
Com a responsabilidade de tornarem-se multiplicadores, técnicos das CREs do interior também participaram da formação, destacando a importância deste momento para a educação. Segundo Sueleide Duarte, da 7ª CRE, de União dos Palmares, a relevância desta capacitação está na abordagem que leva à prática, e na organização de uma intervenção efetiva, com a distribuição de material adequado e mais propostas de ações.
A implementação e ampliação do Projeto Mandacaru para as escolas do interior estão previstas para o próximo ano, através dos técnicos multiplicadores que participam desta formação.