Geral

Sesi realiza campanha voltada para a Saúde e Segurança no Trabalho

24/07/2014
Sesi realiza campanha voltada para a Saúde e Segurança no Trabalho

   CampanhaS Nos períodos de 14 a 25 de julho e 11 a 15 de agosto, em Maceió, e de 21 de julho a 1º de agosto, em Arapiraca e regiões circunvizinhas, o Serviço Social da Indústria (Sesi) está realizando uma campanha educativa para combater os acidentes de trabalho.
A campanha, referente ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – 27 de Julho –, tem o objetivo de provocar e sensibilizar os colaboradores da indústria com foco na prevenção e no compromisso com a segurança e saúde no trabalho, disseminando informações e estimulando a melhoria de sua qualidade de vida e de seus dependentes.
Equipes formadas por profissionais do Núcleo de Educação Continuada do Sesi/AL estão percorrendo diversas empresas alagoanas, com uma abordagem lúdica e criativa, mas também séria e responsável. A iniciativa acontece durante uma intervenção estimada em 30 minutos – composta por esquete teatral do Grupo de Teatro do Sesi e Palestra de Sensibilização (conduzida por técnicos em Saúde e Segurança no Trabalho e assistentes sociais).
A ação é dividida em dois momentos, o Teatro Socioeducativo intitulado “Memórias Póstumas de um Trabalhador”, que demonstra a história de um colaborador de uma empresa que sofreu um acidente de trabalho por não ter tido os cuidados devidos de segurança ao não seguir as normas internas. Após sua morte, ele retorna em espírito e relembra toda sua trajetória na Terra, refletindo sobre como se comportou, os cuidados que deixou de ter, a família que não amou o suficiente, o futuro que poderia construir e tudo que deixou para trás, em vida.
“O monólogo tem o intuito de quebrar tabus e mostrar, através da dramaticidade, que a emoção mais íntima é capaz de estimular a mente humana à mudança”, destaca o ator Jorge Adriani.
No segundo momento, os técnicos em Saúde e Segurança no Trabalho ou as assistentes sociais do Sesi/AL, conduzem uma conversa tendo como guia o que foi abordado e fazendo uma analogia com o tema da campanha: “Trabalho com segurança: Dever e direito de todos”. Na oportunidade, também estão sendo distribuídos panfletos informativos e sorteados brindes para os participantes.
“Em 24 anos de profissão, nunca vi nada parecido em se tratando de uma campanha que aborda o tema Saúde e Segurança no Trabalho”, destacou o técnico em SST do Moinho Motrisa, Nilton Teixeira.
Fazendo parte da campanha, também foram espalhados por toda a cidade outdoors e outbus reforçando a importância do cuidado com a saúde do trabalhador.

 Campanha Interna – Ainda em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Sistema Fiea, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Sesi, da Área Compartilhada de Serviço Social e do setor de Educação Continuada do Sesi, também desenvolverá ações educativas, visando conscientizar os seus colaboradores internos sobre a importância de estarem sempre seguros e protegidos no hora de desempenhar as suas tarefas no trabalho.  No período de 28 de julho a 01 de agosto, unidades do Sistema Fiea espalhadas por todo o Estado serão visitadas.
Mais informações sobre a campanha, entrar em contato com a Área de Educação Continuada do Sesi, por meio do telefone (82) 2121-3035.