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SEE e Ufal dão início à segunda etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização em Alagoas

10/07/2014

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Com uma meta de formar 7500 professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início à segunda etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Até amanhã, 300 educadores participam do I Seminário de Formação para os Orientadores de Estudos do PNAIC. A formação totaliza 40horas, e, ao final, estes profissionais estarão capacitados para se tornarem orientadores de estudos e multiplicarem este conteúdo junto aos professores de Matemática e Língua Portuguesa.

Após este primeiro seminário, os orientadores de estudos participarão de mais cinco etapas de formação, totalizando 180 horas. No final, será realizado um grande seminário para apresentação das melhores práticas desenvolvidas por estes profissionais.

O PNAIC é um compromisso assumido pelas três esferas federativas (União, Estados e Municípios) que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os oito anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Alagoas aderiu ao pacto no ano de 2012 e, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014, foi executada a primeira etapa do PNAIC no estado, que consistiu na capacitação de 180 horas de 307 orientadores de estudos e sete mil professores cursistas das redes estadual e municipal.

Fortalecimento – Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação pela SEE e coordenadora estadual do PNAIC, aponta os benefícios do programa. A metodologia traz o melhor para que o profissional se desenvolva em sala de aula, pois sustenta o tripé ação – reflexão – ação, fortalecendo ainda o saber local/regional, de forma que o profissional, em sua prática, deixe suas aulas mais dinâmicas e motivadoras. Com esta aproximação do seu cotidiano, os alunos também conseguem melhor rendimento em sua aprendizagem”, declara,

De acordo com Maria do Carmo, este ano, o programa se fortaleceu com a adesão da Ufal, instituição formadora e coordenadora geral do programa em Alagoas. Além de oferecer as instalações físicas ideais para acomodar todos num mesmo espaço, a universidade está empenhada também nas formações, inicial e continuada. Outro ponto positivo foi a parceria com a faculdade Pitágoras, de Maceió, que disponibilizará todas as suas salas para a realização das etapas seguintes, de agosto a novembro deste ano.

Em 2013, iniciamos a primeira etapa da formação trabalhando apenas na área de linguagem. Este ano, com o apoio da Ufal, abraçamos totalmente o Pacto em Alagoas e trabalharemos as duas áreas primordiais para o processo de alfabetização, linguagem e matemática. Outro aspecto favorável para o alcance dos resultados é que todos os profissionais envolvidos na formação fazem parte do corpo de docentes da UFAL, da SEE e Secretaria de Educação de Maceió, os quais conhecem bem as necessidades dos nossos alunos”, ressalta.

Compromisso – Para a coordenadora geral do programa pela UFAL, Prof. Dra. Abdizia Barros, um dos principais objetivos do programa é garantir um quadro de formadores em todo o estado que possa atender à demanda de formação continuada dos professores nas unidades escolares das redes, estimulando estes orientadores de estudos a tornarem-se pesquisadores permanentes e, com esta prática, alcançar as metas definidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Ficamos muito felizes em saber que está se efetivando como uma política essa meta 05 do Plano Nacional de Educação (PNE), com o compromisso assumido pelo Estado e os 102 municípios alagoanos. Entretanto, destacamos como aspectos primordiais para efetivação da meta, dar as condições de trabalho e valorizar os profissionais”, afirma Abdízia Barros

Outro aspecto importante a ser trabalhado neste seminário inicial, além do entendimento da proposta, é a garantia de efetiva aprendizagem e a segurança em transferir esse conhecimento aos alunos.

Os professores estão motivados e esperavam com ansiedade por este momento. Pretendemos, numa interação da linguagem com a matemática, desenvolver práticas para que a criança perceba, no seu cotidiano, a estreita relação entre estas disciplinas. Por isto, estamos construindo juntos e todos os orientadores de estudos levarão um planejamento que será trabalhado com os professores e alunos em suas respectivas regiões e, ao final deste seminário, faremos uma avaliação”, conclui a supervisora da área de matemática no programa, Juliane Medeiros, uma dos seis supervisores do programa designados pela UFAL.