Geral

Projeto incentiva ações para promoção da paz entre os jovens alagoanos

29/07/2014
Projeto incentiva ações para promoção da paz entre os jovens alagoanos

Oficina realizada em Maceió foi a primeira etapa (Foto: Olival Santos)

Oficina realizada em Maceió foi a primeira etapa (Foto: Olival Santos)

  Com o objetivo de formar jovens multiplicadores de uma cultura de prevenção e promotora de paz, foi realizado, nesta terça-feira (29), a oficina do Projeto Jovens Promotores da Paz. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Tambaqui, na Ponta Verde, reunindo profissionais de base de Maceió.
A oficina em Maceió é a primeira etapa do Projeto Jovens Promotores da Paz, iniciativa da Sesau aprovada pelo edital Viva Jovem, que potencializa ações do Programa “Crack, é possível vencer” e do “Plano Juventude Viva” – este que é um programa federal – piloto em Alagoas – com projetos avançados no que diz respeito aos jovens alagoanos.
De acordo com a técnica de referência do Projeto Jovens Promotores da Paz, Michelle Gama, a iniciativa visa a promoção da saúde e prevenção do abuso de drogas e da violência nos municípios alagoanos de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Rio Largo e União dos Palmares.
“Nossa meta é capacitar 200 profissionais de saúde, educação e assistência social sobre temas relacionados à violência, racismo e  desigualdade social; e formar 400 jovens sobre a iniciativa da cultura da paz”, pontuou Michele Gama. Segundo ela, a formação por meio da arte é um das formas de atuar nas comunidades.
“Esse primeiro momento é a fase de socialização da proposta da Saúde e do diagnóstico dos bairros de Maceió para favorecer o atendimento necessário”, esclareceu a técnica da Sesau, reunida com uma equipe multiprofissional composta por servidores da Saúde, Educação, Assistência Social, além de profissionais da Ronda Comunitária e Guarda Municipal.
Na segunda etapa, os jovens dos bairros Benedito Bentes, Jacintinho, Vergel do Lago e Clima Bom participam da formação para ações de promoção da saúde e dos fatores de proteção contra o abuso de drogas e da violência contra jovens em situação de desvantagem social.

   Programa

Durante a oficina, foram abordados temas como “O racismo e desigualdade social: a situação dos jovens afro-brasileiros à luz dos indicadores socioeconômicos”, “Juventude negra: articulações entre racismo e violência”, apresentação do Projeto Jovens Promotores da Paz e o diagnóstico do território de Maceió.