Geral

Projeto de melhoramento genético do rebanho faz 1º implante de embrião

24/07/2014
Projeto de melhoramento genético do rebanho faz 1º implante de embrião

Projeto vai beneficiar 22 municípios, a maioria deles localizada na região da Bacia Leiteira (Foto: Adailson Calheiros)

Projeto vai beneficiar 22 municípios, a maioria deles localizada na região da Bacia Leiteira (Foto: Adailson Calheiros)

  Esta quinta-feira (24) é um dia importante para os trabalhos de melhoramento genético do rebanho alagoano. Nesta manhã, será feito o primeiro implante de embriões por meio de Fertilização In Vitro (FIV) resultante da parceria entre o Estado de Alagoas e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), firmada em maio deste ano. O objetivo do projeto é fazer com que a fertilização in vitro seja acessível também para o pequeno produtor.
O procedimento será realizado pelo laboratório In Vitro Brasil, na comunidade Galinha dos Maias, no município de Cacimbinhas, e é a primeira ação do projeto, que visa beneficiar o pequeno produtor leiteiro.
O acordo é que o produtor arque apenas com 20% do custo do procedimento, que será de R$ 1.100 por prenhez. Os 80% restantes serão custeados pelo Sebrae/AL. Considerando os custos normais de mercado atualmente, este tipo de serviço não fica por menos de R$ 2 mil reais para os poucos produtores de Alagoas que vêm adotando essa tecnologia individualmente.
Serão 1 mil prenhezes para este ano e 2 mil para o próximo. O programa se estenderá até a próxima gestão, uma vez que o retorno se dá em médio prazo, quando os animais fecundados estiverem dando cria. Na parceria, o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) disponibilizou instalações do Polo Agroalimentar de Batalha para funcionar como apoio às ações do laboratório.
As vacas coletadas são de renomadas fazendas do Sudeste do Brasil e têm genealogia conhecida, garantindo a qualidade do animal a ser gerado através do processo de Fertilização In Vitro. Assim, a expectativa é que Alagoas, em médio prazo, melhore ainda mais a qualidade genética do rebanho. Hoje, o estado já ocupa a 5ª melhor produtividade por vaca/ano no ranking nacional e a 1ª a primeira no Nordeste.
O projeto vai beneficiar 22 municípios, a maioria deles localizada na região da Bacia Leiteira. Para ser um dos beneficiados, o produtor deve procurar técnicos do programa Alagoas Mais Leite através de sua cooperativa.

 Alagoas Mais Leite investe em melhoramento genético

O processo de fertilização está em harmonia com o desenrolar do programa Alagoas Mais Leite, que contempla o melhoramento genético em um dos seus quatro eixos. Os produtores já vinham sendo assistidos com capacitação de inseminação artificial, acesso a sêmen e equipamentos para inseminação através da distribuição de 50 botijões criogênicos para conservação de sêmen.
Vinte e cinco mil doses de sêmen estão em processo final de distribuição e cerca de 600 produtores de leite já receberam treinamento de inseminação artificial, 57 tanques de expansão com capacidade de 2 mil litros e três caminhões com tanque isotérmico para transporte de leite.