Geral

Profissionais participam de curso da comissão interna de prevenção de acidentes

28/07/2014
Profissionais participam de curso da comissão interna de prevenção de acidentes

Curso oferece uma metodologia de ação que garante a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores (Foto: Ascom HGE)

Curso oferece uma metodologia de ação que garante a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores (Foto: Ascom HGE)

  Teve início nesta segunda-feira (28) o treinamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Geral do Estado (HGE), gestão 2014/2015. O curso visa capacitar os profissionais nas políticas de proteção aos trabalhadores e tem prosseguimento até esta quinta-feira (31).
“Nossa intenção é fazer com que os profissionais sejam multiplicadores dos aprendizados relacionados à prevenção de acidentes. Os interesses comuns dos servidores, articulados em torno de projetos ocupacionais, são fundamentais para as atividades de promoção da saúde”, disse Angelita Batista, coordenadora da seção de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) e uma das responsáveis pelo evento.
Na ocasião, a engenheira do Trabalho, Flávia Bartira, apresentou uma palestra sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da unidade hospitalar, estabelecido pela NR-9, da Portaria GM Nº 3.214/1978.
Bartira explicou que o programa estabelece uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos do ambiente profissional.
“É necessário criar uma mentalidade preventiva nos servidores, capaz de reduzir ou até mesmo eliminar as improvisações. Promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambientes hospitalar e desenvolver uma metodologia de abordagem e análise das diferentes situações, além de realizar treinamentos e educação dos profissionais para a utilização da metodologia”, acrescentou.
Também foram temas de palestras, durante a manhã, as infecções AIDS e Tuberculose. A psicóloga Carmen Marques e o médico Luiz Cláudio Bastos esclareceram os cuidados, prevenção e forma de tratamento das doenças, assim como reafirmaram o preconceito que ainda existe em torno das enfermidades.
A programação continua nesta terça-feira (29) com uma oficina sobre o mapa de riscos ambientais, com foco na NR-32, apresentada pela técnica de segurança do trabalho, Maria Aparecida Melo. Além de uma exposição sobre o risco biológico e a importância da imunização, realizada pela enfermeira Maria Ivanise.