Geral

Político japonês que ficou famoso na internet após chorar renuncia ao cargo

11/07/2014
Político japonês que ficou famoso na internet após chorar renuncia ao cargo

523534O político japonês que ficou famoso mundialmente depois da publicação de um vídeo no qual se defendia de acusações de corrupção entre prantos, apresentou nesta sexta-feira finalmente sua renúncia pelo uso injustificado de fundos públicos.
Nonomura admitiu ter gasto cerca de 3 milhões de ienes (US$ 29,5 mil) em fundos públicos em 195 viagens realizadas durante o passado ano fiscal -mais de uma centena das quais foram a um balneário da Prefeitura de Hyogo- e não ter apresentado nem uma só fatura ou algo que justificasse.
Quando o político se dispõe a explicar a razão das viagens e da despesa de fundos públicos para financiá-los, começa a chorar de forma copiosa e a balbuciar frases, e posteriormente começa a chiar, a espernear e a dar golpes na mesa enquanto segue falando com a respiração entrecortada.
Embora a princípio tenha rejeitado a opção de renunciar, Nonomura apresentou hoje sua renúncia pelo uso injustificados de fundos públicos e se ofereceu a devolver as quantidades gastas, segundo revelaram fontes da assembleia de Hyogo à agência ‘Kyodo’.
O político deu este passo perante a repercussão atingida pelo caso e pela pressão do presidente da assembleia de Hyogo, Tadao Kajitani, e do partido político majoritário nesta câmara, o governante Partido Liberal Democrático (PLD).
Durante a viral e lacrimogênea entrevista coletiva, que durou três horas, Nonomura disse que não lembrava dos detalhes das viagens em questão e afirmou que tinha apagado todos os dados relacionados com os mesmos que armazenava em seu computador pessoal.