Geral

Perícia Médica dá celeridade aos serviços de saúde prestados ao servidor

23/07/2014

Com o objetivo de fornecer parecer ao servidor sobre sua capacidade laborativa e levar informações sobre sua saúde, a Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, ligada à Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), atua em parceria com os setores de Gestão de Pessoas, os Recursos Humanos (RH) de todas as secretarias do Estado.

Segundo a superintendente da Perícia Médica, Marilurdes Monteiro, a reorganização do órgão possibilitou avanços nos serviços de atendimento da saúde do servidor. Desde 2011, os encontros para o debate da Saúde Ocupacional, o lançamento de cartilhas de padronização de operação do serviço ofertado, a descentralização da informação através da informação repassada em visitas técnicas e cursos desenvolvidos no interior do Estado possibilitaram sedimentar a atuação da Perícia junto aos RHs.

Hoje a superintendência possui o Programa de Estatística do Servidor e faz o acompanhamento do trabalhador a partir da sua nomeação até a finalização do serviço prestado ao setor público. O sistema disponibilizou o perfil de adoecimento do servidor e ajuda a divulgar e criar, nas secretarias, formas de prevenção de doenças laborais para a saúde ocupacional do trabalhador.

A modernização da superintendência está em fase de implantação, quando o governo de São Paulo cedeu ano passado, a custo zero, o programa de informatização do Sistema de Gestão da Perícia Médica de Alagoas. Com o programa, todo o agendamento poderá ser feito online a partir do setor de Gestão de Pessoas de cada secretaria e o médico pericial terá todo o histórico disponível do servidor.

Concursos

A Perícia Médica é membro da Comissão de Concursos do Estado e participou organizando os exames de admissão, entregando os resultados de maneira mais célere e séria depois da padronização. A superintendente da Perícia Médica destaca que, com exames mais detalhados e distintos para as áreas de ingresso, o servidor começa a trajetória no serviço público de forma mais preparada e com a saúde protegida.

As parcerias firmadas para dar celeridade aos atendimentos dos concursados são feitas com a Secretaria de Saúde, a Uncisal e o Corpo de Bombeiros. Outras parcerias da Perícia Médica é com o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest), a Polícia Militar, o Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Educação, a Delegacia Regional do Trabalho e a Escola de Governo de Alagoas (Egal).