Geral

Palmeirense faz participação especial no FIG 2014

25/07/2014
Palmeirense faz participação especial no FIG 2014

101_3829

O Palmeirense Cosme Rogério fez uma participação especial durante a 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, no último dia 23 de julho. Segundo Cosme, a apresentação dele aconteceu após o encontro com um amigo pessoal, o poeta garanhuense Sandoval Ferreira, quando na oportunidade ele o convidou para a participação no Palco Cultura Popular.

“A energia do público foi muito boa. Para mim, foi uma alegria imensa participar desse momento especial, num dos mais importantes pólos do maior festival multicultural do Brasil, representando o coco alagoano, a música de Jacinto Silva e a poesia de Chico Nunes, nossos ilustres conterrâneos de Palmeira dos Índios” afirma Cosme.

A ida à Garanhuns

Contudo, na verdade sua participação foi uma oportunidade devido ao encontro com o amigo, pois, o objetivo maior da viagem para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi o de participar do Curso de Direção de Documentários oferecido pelo CANNE (Centro Audiovisual Norte e Nordeste), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação.

De acordo com Cosme, para participar do curso, foram selecionados 25 alunos entre mais de 60 inscrições. E essa foi a única oficina do FIG para a qual houve seleção prévia, dada na forma de análise do currículo e de uma carta de intenção dos candidatos.

Com relação ao apoio financeiro Rogério informou que “Todo apoio e investimento da programação oficial do FIG é concedido pela FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco” disse.

Sobre o Palmeirense

Cosme Rogério é professor da rede pública de ensino do Estado de Alagoas, comunicador, ator e produtor cultural. Já exerceu cargos com, por exemplo, coordenador administrativo de núcleo regional da Secretaria Executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda de Alagoas (SERT), secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Palmeira dos Índios.

E ainda como diretor da Casa Museu Graciliano Ramos e conselheiro do Fórum Estadual de Turismo de Alagoas (FORETUR-AL). Lecionou na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL – Campus III) e na Faculdade São Tomás de Aquino (FACESTA).

O Festival

Festival de Inverno de Garanhuns 2014 começou desde o dia 17 e vai até 26 de julho com atrações de todo Brasil. Na programação, o público poderá conferir, além de várias atrações musicais,  diversas atividades gratuitas nas áreas de cinema, teatro, circo, audiovisual, workshops, fotografia e literatura.

As atividades acontecem em diversos palcos montados pela cidade, por exemplo, o palco Cultura Popular, o Palco Pop, Palco Instrumental, Palco Mestre Dominguinhos e Palco Forró.

101_3815