Artigos

Nats

26/07/2014
Nats

Registro, com muito prazer, os aniversariantes do mês de julho: Dr. Silvio Camelo, vereador da capital ( dia 7); radialista Wilton Pitombeira ( dia 9); Wellington Senna, diretor-geral de A Notícia ( dia 13); Dr. José Verdasca, presidente da Ordem Nacional dos Escritores / SP ( dia 16); contador Neurivan Gomes Barbosa ( dia 22); doutor Fernando Antonio Barbosa Maciel ( dia 22); fotógrafo Gilmar Lima Santos ( dia 27); administrador Lauro Fernandes ( dia 27); empresário hoteleiro Nazário Pimentel ( dia 28).

DETERMINISMO
Doutor Sebastião José Palmeira, procurador emérito de Estado, advogado criminalista, poeta, filho ilustre da bucólica Anadia, diretor-geral da SEUNE, enviou à coluna poema de sua autoria denominado “Determinismo”.

NÃO TE DESESPERE PORQUE É EM VÃO/ NÃO TE ATORMENTES PORQUE A VIDA É LUTA / NÃO BUSQUES GLÓRIA NA COMPETIÇÃO,/ PORQUE HÁ NESTA UMA FORÇA OCULTA E INJUSTA. / CONTENTE-TE COM O QUOTIDIANO MESQUINHO E VILÃO, / E DEIXES QUE A VIDA SIGA O SEU CURSO PRESCRITO, /POIS HÁ NO CURSO DESTA UM DETERMINISMO ESTRITO, / QUE ANULA QUALQUER ESFORÇO E QUE ABAFA QUALQUER GRITO. / QUANDO TE DESESPERARES, CONTEMPLES OS CAMPOS FLORIDOS E / OS LÍRIOS EM BOTÃO, E VEJA QUÃO BELO É O OCEANO E QUE HÁ, TAMBÉM, NESTE, REVOLTA E AGITAÇÃO. / OS NOSSOS DESTINOS SÃO SEMPRE MOLDADOS E ESCULPIDOS EM UMA PEDRA DE SABÃO E O ESCULTOR; MUITAS VEZES, QUANDO OS FAZ, OS FAZ SEM ALMA E SEM CORAÇÃO./ POR ISSO MEU AMIGO, O TEU DESESPERO É EM VÃO E A TUA/ REVOLTA UM DESPERDÍCIO./ ASSIM, NÃO BUSQUES NO SACRIFÍCIO EM VÃO DA TUA LUTA, A / IMPOSSÍVEL PAZ DA PERFEIÇÃO.

INGRATIDÃO
Recebi, também, do renomado causídico a parábola de Cristo reclamando da INGRATIDÃO, ou seja, do reconhecimento humano. “Nada dói mais que a INGRATIDÃO. Conta-nos a história bíblica que Jesus curou dez leprosos e apenas um voltou para agradecer. O mestre, olhando-o perguntou-lhe: Não foram dez os que curei? Onde estão os outros? Tendo agradecido respondido: Senhor eles se foram. Como se vê, até Jesus sentiu a INGRATIDÃO HUMANA. Há pessoas que só se lembram de pedir, jamais de agradecer. Acham que tudo podem, tudo merecem e depois se esquecem. Seguem indiferentes como os leprosos ingratos.
Certa feita, lí que há pessoas que guardam no inconsciente uma espécie de revolta contra aqueles que as ajudaram. A tese causa espécie, mas para os que leram ‘PALAVRAS CÍNICAS’ , há um pouco de verdade nessa afirmação. Existem pessoas que não admitem terem sido ajudadas. Chegam ao topo da glória e da fama e se pudessem queimariam a frágil e pequenina escada que um dia lhes serviu de degrau. Tornam-se vaidosas, arrogantes, prepotentes. Sabem tudo, podem tudo.
O ingrato sempre escolhe alguém que esteja acima dele e que possa ajudá-lo a crescer ainda mais, mesmo que para isso tenha que se submeter as mais deploráveis situações e vexames. Tem memória fraca, esquece rápido, quer subir, mesmo que para isso tenha que descer “.

AUGUSTO DOS ANJOS
Legou à posteridade: “ Vês ! Ninguém assistiu ao formidável/ Enterro de tuda última quimera. / Somente a INGRATIDÃO – esta pantera – / Foi tua companheira inseparável! / Acostuma-te à lama que te espera! / O Homem, que, nesta terra miserável/ Mora, entre feras, sente inevitável/ Necessidade de também ser fera”.