Geral

Município de Pão de Açúcar é mais um dos atrativos do Sertão

14/07/2014
Município de Pão de Açúcar é mais um dos atrativos do Sertão

Artesanato da Ilha do Ferro encanta turistas (Foto: Arquivo Setur)

Artesanato da Ilha do Ferro encanta turistas (Foto: Arquivo Setur)

  O Cristo Redentor também tem seus braços abertos em Alagoas. Do alto do morro, ele abençoa o município de Pão de Açúcar, a quarta parada da série de reportagens Caminhos do São Francisco. A beleza da natureza não é o único destaque na cidade. O acervo arquitetônico também é destaque e ponto de visitação turística. Em especial, o sobrado em que o Imperador Dom Pedro II pernoitou em 1859.
Passear de barco pelo Rio São Francisco, conhecer a Ilha do Ferro, se emocionar com o pôr-do-sol aos pés do Cristo Redentor, se encantar e adquirir peças do artesanato – ricas em matérias-primas diversificadas e bordados – são realizações obrigatórias ao visitar Pão de Açúcar, que está localizada há 227 quilômetros de Maceió, no Sertão do São Francisco. Reconhecida como cidade em 1877, passou a pertencer a Traipu (1905) devido à instauração de uma lei, voltando a ser cidade dois anos depois (1907).Pao de Acucar_RioSa
No século 17, a região do São Francisco abrigava povos indígenas das tribos Urumaris e Xocós. Embora tenha registrado forte presença de catequistas no local, a primeira igreja – a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – só foi construída em 1853 e está aberta para visitação.
O principal ponto de visitação de pão de Açúcar é o Cristo Redentor, erguido em 1950, localizado no topo do morro Cavalete, que além de proporcionar a vista da cidade, do “Velho Chico” e da Ilha de Belmonte (Ilha do Ferro), revela o mais belo espetáculo que a natureza oferece: o pôr-do-sol. As construções do século 19 ainda podem ser vistas em toda a cidade. O sobrado que recebeu D. Pedro II também é um atrativo e durante muito tempo funcionou como meio de hospedagem. Foi tombado recentemente pelo Patrimônio Histórico, que pretende transformá-lo em uma Casa de Cultura.

    Praias

Em Pão de Açúcar, mesmo não sendo de água salgada, as praias são grandes atrativos para a população e para seus visitantes. Na praia Central você pode alugar uma embarcação e fazer um passeio pelo Rio São Francisco, ou apenas curtir o ambiente, que possui estrutura de bares e é própria para banho. Já a praia de Abaiti é composta por uma paisagem singular. No seu entorno há vários morros com até 100 metros de altura, com vegetação típica da caatinga. Dois quilômetros é a distancia percorrida do centro da cidade até a praia das Mangueiras. Lá você pode se banhar ao sopé do Cristo Redentor e se banhar em água cristalina.