Geral

Mudanças no hábito alimentar podem reduzir o risco de câncer

23/07/2014
Mudanças no hábito alimentar podem reduzir o risco de câncer

Sesau iniciou oficina para capacitar profissionais de saúde para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer Foto Carla Cleto

Sesau iniciou oficina para capacitar profissionais de saúde para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer Foto Carla Cleto

  Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer. Com a proposta de que essa prática seja incorporada pela população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta quarta-feira (23), a oficina para capacitar multiplicadores (profissionais de saúde) para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer.
A capacitação prossegue até sexta-feira (25), no auditório da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Poço, e reúne profissionais de saúde dos municípios alagoanos. Também participam da oficina os coordenadores do curso de Nutrição das universidades de Alagoas e a fiscal do Conselho Regional de Nutrição (CRN/AL).
De acordo com a nutricionista Mônica Dâmazo, da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau, a adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.
“Frutas, verduras e legumes são os alimentos que devem ser consumidos com frequência. Cereais integrais, vitaminas, fibras e outros compostos, como também o uso do arroz com feijão, auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células”, listou a nutricionista da Sesau.
Como o câncer pode ser causado por uma condição genética (interna) ou se relacionar ao meio ambiente e aos hábitos próprios (externa), a nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Sueli Couto, esclareceu que alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar.

O que evitar – Os alimentos ricos em gorduras devem ser evitados ou ingeridos com moderação; os embutidos e enlatados contêm níveis significativos de agentes cancerígenos; os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida; e os alimentos preservados em sal também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago.

Oficina – A capacitação foi realizada pelas diretorias da Promoção da Saúde e Atenção Básica da Sesau e abordou temas como a troca de receitas, consumo e cultura alimentar, estado nutricional, prevalência e incidência de câncer, partilha de experiências, prevenção de câncer, recomendações e propostas de ações, prática culinária e planejamento das ações de multiplicação.
Participaram da promoção da oficina, as técnicas da Atenção Básica, Yana Melo, Lúcia Acioli, Anízia Ferreira, Amália Lima, Cibele Araújo e Gorete Sampaio.