Geral

Médico orienta sobre os cuidados para prevenir queda em idosos

31/07/2014
Médico orienta sobre os cuidados para prevenir queda em idosos

Rafael Kennedy adverte que é necessário tomar alguns cuidados para evitar esses tipos de acidentes (Ascom Sesau)

Rafael Kennedy adverte que é necessário tomar alguns cuidados para evitar esses tipos de acidentes (Ascom Sesau)

  José Pedro, 74 anos, acaba de receber alta do Hospital Geral do Estado (HGE). Ele caiu no banheiro de casa e fraturou o pé esquerdo. As quedas em idosos são mais comuns dentro das residências do que se imagina,conforme dados do Ministério da Saúde, indicando que mais de 50% dos casos acontecem dentro das próprias moradias.
De acordo com o ortopedista Rafael Kennedy de Oliveira, é necessário tomar alguns cuidados para evitar esses tipos de acidentes em casa. “As quedas em idosos podem representar gravidade, porque muitas vezes causam fraturas de quadril (colo do fêmur, por exemplo) e essas fraturas podem evoluir com complicações, inclusive levando a óbito em taxas que giram em torno de 30% no ano que decorre a fratura”, disse.
O especialista contou que esses acidentes com idosos são uma grande preocupação, porque a recuperação física nessa fase da vida é mais difícil, mais complicada e mais lenta. Durante o período de recuperação, os idosos ficam sujeitos a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações, provocados pela falta de exercício regular.
Segundo o médico, o banheiro é o local mais perigoso. “O piso molhado e tapetes no ambiente são perigosíssimos. Aliás, na residência de um idoso não deve ter tapetes e nem cômodos com muitos móveis, pois dificultam a circulação das pessoas”, destacou, ressaltando que, no idoso, as quedas podem resultar em fraturas decorrentes da osteoporose. “O uso de vários medicamentos e a dificuldade visual e de equilíbrio próprios da idade são também fatores de risco de queda. São mais comuns as fraturas do fêmur proximal, punho, úmero superior e vértebras”.
Tornar a casa um ambiente mais seguro para os idosos não é tão complicado quanto possa parecer. Pequenas mudanças na decoração e organização dos móveis já fazem diferença. Para Rafael, é preciso repensar a altura dos armários, a iluminação, a organização dos móveis e a utilização de escadas, entre outros detalhes.
“O conceito deve ser o de casa segura aonde se evita tapetes, pisos molhados, desníveis entre os ambientes. Além disto, o ambiente totalmente escuro deve ser evitado porque é comum acordarem no meio da madrugada. Muitos móveis em um ambiente ou objetos que possam representar risco de “tropeçar” também devem ser observados. No banheiro, a colocação de barras de proteção é fundamental”, orientou.

    Exercícios

O ortopedista Rafael Kennedy norteou ainda sobre a importância dos exercícios físicos nesta faixa etária.  Segundo ele, a atividade física fortalece a musculatura, alonga as estruturas dos tendões e melhora o equilíbrio, sendo fundamental na prevenção de quedas. “O exercício de forma periódica trás benefícios inigualáveis, também prevenindo a osteoporose. Sugerimos a prática de caminhadas e exercícios em piscina (natação ou hidroginástica), além de musculação ou Pilates”, norteou.
Em caso de quedas com suspeita de fraturas, o membro, supostamente fraturado deve ser mobilizado o mínimo possível e o paciente encaminhado ao Hospital Geral. Nos traumas menores, sem risco de gravidade, o gelo deve ser colocado sobre a lesão para prevenir edema e aliviar a dor.