Artigos

Medeiros Neto

02/07/2014
Medeiros Neto

    Comemorava-se o cinquentenário da Academia Alagoana de Letras. Um dos mais brilhantes oradores da Casa discursava de improviso, traçando um perfil histórico dos Centros Acadêmicos que tiveram origem em Atenas, na Antiga Grécia. Destacando os três grandes filósofos gregos da antiguidade não o faz da maneira tradicional, cria uma imagem literária que revela a sua enorme capacidade de repentista. – A Grécia de Platão, que foi discípulo de Sócrates e que foi Mestre de Aristóteles. – A beleza da frase exterioriza cultura humanística, domínio do idioma e intimidade com tribunas. O Professor Medeiros Neto encanta e seduz o auditório com o seu talento.
Nasceu às margens do Rio São Francisco, na cidade de Traipu. Filho de tradicional família de líderes políticos da Região, viu-se atraído para a vida pública. Dotado de uma sólida cultura geral, de uma grande habilidade no relacionamento humano e sendo um vocacionado para servir, venceu, facilmente, todos os pleitos eleitorais de que participou. Foi o único alagoano que conquistou seis mandatos consecutivos de Deputado Federal.
Durante vinte e cinco anos sua atuação parlamentar foi sempre destacada. Seu nome ressoa, na Câmara, como um dos bons tribunos que o Congresso Nacional possuiu na Segunda República.
Fundador e Professor titular da Universidade Federal de Alagoas, Presidente do Conselho Estadual de Educação, Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Academia Alagoana de Letras, cronista emérito, era um dos maiores talentos culturais de nossa Terra.