Geral

Guardiãs da cura: força espiritual que transparece no olhar

23/07/2014
Guardiãs da cura: força espiritual que transparece no olhar

Meiga Zezé, a mulher que cura com a força do olhar, devoção a Nossa Senhora e que usa a língua dos anjos (Fotos: Thiago Sampaio)

Meiga Zezé, a mulher que cura com a força do olhar, devoção a Nossa Senhora e que usa a língua dos anjos (Fotos: Thiago Sampaio)

  Maria José Conceição, 52 anos, é a “Meiga Zezé”, como é conhecida no Povoado Jardim do Carmo, no município de Marechal Deodoro. A força espiritual da curandeira é sentida ao tocá-la ou simplesmente ao encarar seus olhos brilhantes. Ela é a terceira e última personagem da série de reportagens da Agência Alagoas sobre mulheres que curam pela fé.
Católica, devota de Nossa Senhora, teve o despertar para a cura aos 18 anos quando, segundo ela, foi batizada com a língua dos anjos e desde então a usa como instrumento para operar milagres. “Não posso ensinar a minha reza, pois foi Deus quem me ensinou. A voz é soprada no meu ouvido quando estou rezando pelas pessoas. Eu só repito o que o Senhor manda”, conta.
Utilizando plantas ou não, Meiga Zezé faz curas de todos os tipos e recebe até pacientes enviados por médicos que reconhecem o poder medicinal de algumas plantas. “Quando eles percebem que só um milagre pode curar, enviam para cá as pessoas mais necessitadas e, graças a Deus, elas saem daqui salvas”, completa a rezadeira.
Dona Zezé ensina que em toda casa deve haver folhagem ou flores naturais, pois as artificiais deixam a energia do ambiente estagnada. Além disso, ela alerta que plantas pontiagudas, a exemplo da espada-de-são-jorge, afastam a prosperidade e a sorte.
Simpatizante de Padre Cícero, vai à romaria de Juazeiro no Norte, no sul do Ceará, pelo menos uma vez por ano. As longas e desconfortáveis 24 horas dentro do ônibus não inibem a vontade de chegar à terra que considera abençoada. “Quando vim pela primeira vez, trazia meus filhos pequenos. Hoje, são eles que me trazem. É um ritual familiar. Vamos para rezar, agradecer e fazer nossas promessas”, conta.