Cidades

Escola de Arapiraca é tema de estudo de universidade da Alemanha

19/07/2014
Escola de Arapiraca é tema de estudo de universidade da Alemanha

As atividades pedagógicas e extra-curriculares desenvolvidas nos dois períodos do dia, na Escola de Tempo Integral Professor Benildo Barbosa de Medeiros, localizada no bairro Primavera, em Arapiraca, será tema de pesquisa conjunta da Universidade Brauschweg (Alemanha) e Universidade Federal de Alagoas (campus Arapiraca).
Somente duas escolas foram escolhidas no Brasil. A outra está localizada em Salvador, na Bahia.
O estabelecimento pertencente à rede municipal de ensino fará parte de uma pesquisa internacional que está sendo adotada na Alemanha, Portugal e Brasil, por meio de intercâmbio entre as unidades dos três países.
O estudo abordará a configuração das escolas em tempo integral e os projetos paralelos (extra-curriculares) como atividades de movimento, incluindo também a música e a prática de esportes com as crianças.
O modelo das escolas de tempo integral foi implantado no ano de 2006, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, e está sendo continuado no governo da prefeita Célia Rocha (PTB), com uma série de programas e ações didático-pedagógicas.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, a pesquisa terá início nesta quinta-feira (17), por meio do DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico da Alemanha), cuja finalidade consiste em identificar como as escolas de período integral na Alemanha, em Portugal e no Brasil conseguem fazer a integração de diferentes atividades.
Outro ponto do estudo refere-se à diversidade cultural e os pontos específicos e comuns na forma como são resgatadas as manifestações populares nas escolas nos três países.
A pesquisa, em Arapiraca, será desenvolvida pelo campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob a coordenação da professora-doutora Joelma de Oliveira Albuquerque.
O estudo de nível internacional contará com a participação da professora-mestra Vanina de Oliveira Assis e pelos alunos vinculados à Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (Lepel Arapiraca) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Física/Cultura Corporal do Departamento Pedagógico, e dos professores-mestres Deysianne França Matos Silva e Ironaldo Deodato Silva.
Os trabalhos de pesquisa serão realizados até o dia 22 deste mês de julho. Os resultados serão socializados para a comunidade escolar, no próximo mês de setembro, com a vinda do professor-doutor Reiner Hildebrandt-Stramann.
Ainda como parte da pesquisa, serão elaborados textos para capítulo de um livro a ser publicado na Alemanha.