Geral

Equipes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos são capacitadas

22/07/2014
Equipes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos são capacitadas
equipedeservico4

O serviço é aplicado nos municípios por meio do trabalho em grupos ou coletivos Foto: Ascom Seades

    Equipes estaduais de acompanhamento da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 102 municípios alagoanos participaram de uma capacitação, na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
O SCFV é uma política que visa prevenir possíveis situações de risco à população em geral. O serviço é aplicado nos municípios por meio do trabalho em grupos ou coletivos, divididos por faixa etária e organizados de modo a ampliar trocas de culturas e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Para a técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e membro da coordenação geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Maria Carolina Alves, esses espaços de convivência são mais que simples aglomerados de crianças, adolescentes ou idosos. Ressaltou ainda a importância de buscar nestes grupos, a integração de seus componentes, o compartilhamento de objetivos e formas de envolvimento na própria comunidade.
A capacitação está percorrendo todo território nacional e visa orientar sobre a concepção, a metodologia, o sistema de gestão e o cofinanciamento deste serviço.