Geral

Em cartaz no Museu da Imagem e do Som, exposições atraem turistas

09/07/2014

Agencia Alagoas

Em plena época de Copa do Mundo, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) realiza, até o final do mês de julho, a exposição Futebol – Jogadores afrodescendentes. A mostra tem chamado atenção principalmente dos turistas que escolheram Alagoas como rota da Copa. “Não é à toa que hoje estamos aqui. Além de ver a Copa do Mundo, aproveitamos para apreciar a exposição do grande Garrincha”, disse o gaúcho João Piccali.

A ideia da exposição surgiu durante a noite de autógrafos do livro Garrincha – A Flecha Fulniô das Alagoas, do jornalista alagoano Mário Lima, realizada no Misa. Além do livro, o autor apresentou, durante o evento, seu acervo esportivo da história do futebol brasileiro. Uma grande oportunidade para os alagoanos conhecerem melhor a origem do futebol e a representação dos jogadores alagoanos nos campos.

No século XIX, apenas a elite burguesa praticava o esporte. Se quisessem jogar, negros e mulatos precisavam pintar o rosto com pó de arroz para disfarçar a cor da pele. Mas com o tempo, os talentos dos mestiços se destacaram e ganharam espaço no futebol brasileiro.

Craques como Garrincha, Pelé e Zagallo fizeram parte da Era de Ouro do futebol e suas façanhas podem ser vistas no Museu da Imagem e do Som, localizado no bairro histórico do Jaraguá. O espaço está aberto ao público das terças às sextas-feiras, das 8h às 17h.

 

Praias Alagoanas

 

Quem visitar o Misa neste mês também encontrará a exposição fotográfica Praias Alagoanas, do fotógrafo Cláudio Vitoriano, que através de um olhar poético mostra as águas claras e mansas de Alagoas. Ao ver as imagens, a turista Regina Fonseca confessou estar apaixonada pelo estado. “Antes de vir, ouvi falar muito bem de Maceió e estou vendo que é verdade. Além de ser um lugar lindo, o povo daqui é bom e educado”, afirmou.

 

A exposição faz com que os visitantes se sintam atraídos pelos recursos naturais do estado. Olhando as fotos dos coqueiros à beira-mar, a turista se sentiu acolhida. “Vocês devem agradecer a Deus todos os dias! Fiquei encantada com esses coqueiros, a impressão que tenho é que estou sendo abraçada por eles”, completou.