Geral

Com 42 km de percurso, 1ª Maratona das Alagoas acontece em setembro

01/07/2014
Com 42 km de percurso, 1ª Maratona das Alagoas acontece em setembro

Governo promove eventos esportivos durante todo o ano, como a Corrida pela Vida do Samu (Foto: Carla Cleto)

Governo promove eventos esportivos durante todo o ano, como a Corrida pela Vida do Samu (Foto: Carla Cleto)

  Durante a realização da 1ª Maratona das Alagoas, em setembro, partes da rodovia AL-101 Sul funcionarão em meia pista. A decisão foi tomada em reunião entre a comissão organizadora do evento, a secretária de Estado Adjunta do Esporte, Vânia Quintela, e o diretor de Transporte e Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), Alexandre Acioly, nessa segunda-feira (30). Os envolvidos na iniciativa definiram a logística e as estratégias para o trânsito no dia da competição, que acontecerá em 14 de setembro, entre Maceió e a Praia do Francês.
A 1ª Maratona das Alagoas terá o percurso de 42 km entre Maceió e a Praia do Francês, em Marechal Deodoro. “Essa era a nossa preocupação, de não ‘atropelarmos’ o trânsito. Mas, com muito entendimento, chegamos a essa solução que não deverá ocasionar transtornos para as pessoas durante o evento, que deverá se estender no máximo até às 12h”, disse Vânia Quintela.
Além dos 42 km de percurso, o evento terá também as provas dos 3 km, 7,5 km e 15 km. A premiação em dinheiro será somente para os vencedores da Maratona –categoria Geral e alagoanos classificados até o 20º lugar no Masculino e o 5º lugar no feminino. “Nossa intenção é que todos tenham a oportunidade de participar, atletas experientes ou iniciantes”, disse a secretária adjunta.
A secretária informou que o lançamento oficial do evento acontece até a  próxima semana e que as inscrições serão realizadas de 11 de julho a 22 de agosto, com o valor de R$ 40,00, com desconto de 50% para quem tiver mais de 60 anos e gratuitas para cadeirantes. “As inscrições vão ser feitas no site, tudo online. O atleta que não tiver acesso a essa ferramenta pode vir aqui na secretaria, que sua inscrição será providenciada”, disse.
Vânia Quintela destacou que a 1ª Maratona das Alagoas nasceu como um anseio da comunidade esportiva, dos praticantes e dos clubes de corrida de Maceió. A iniciativa teve como parâmetro os resultados positivos e o aumento do número de participantes da Meia Maratona Caixa da República, que este ano vai para a sua 6ª edição, com sucesso de público e de atletas.
“Acreditamos que este será um dos maiores eventos esportivos de corrida de rua que Maceió receberá durante este ano. Já temos a nossa experiência positiva da Meia Maratona Caixa da República, e estamos trabalhando desde janeiro para que essa 1ª Maratona das Alagoas seja um sucesso e ajude a fortalecer o turismo de eventos em nossa cidade”, destaca a secretária.