Geral

Cheia de Charme e folguedos encerraram festas juninas em Palmeira de Fora

07/07/2014
Cheia de Charme e folguedos encerraram festas juninas em Palmeira de Fora

Quadrilha Arrasta peO encerramento das festividades juninas na comunidade de Palmeira de Fora, Palmeira dos Índios, aconteceu no sábado no Arraiá Matuto de Opinião. Atrações artísticas e culturais se apresentaram como o grupo Nega da Costa de Quebrangulo e a banda forrozeira, Cheia de Charme.
Os tradicionais festejos juninos da centenária comunidade foram iniciados no último dia 23 de junho apresentando atrações diversificadas do folclore alagoano, principalmente quadrilhas juninas de várias comunidades da região, integrando e promovendo à cultura regional. A Polícia Militar traçou um plano de segurança para o evento que terá início às 20h. A Associação de Moradores também integra a organização da festa.
O Grupo Nega da Costa é uma dança-cortejo, sem enredo ou drama composta por homens vestidos como baianas que tocam bombo, caixa, ganzás e reco-reco e dançam. As músicas, geralmente são formadas por interessantes quadrinhas e cantadas repetidas vezes por todo o grupo. Pai Velho, Mãe Velha, o Dirigente e as Baianas ou Negras são personagens deste folguedo.
Grupo Nega da Costa 3Em Quebrangulo, o grupo Nega da Costa tem origem por volta do ano de 1910, fundado pelo mestre Basílio, descendente de escravos e é o único grupo reminiscente deste folguedo.
A quadrilha é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, da ilha de Açores, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “Neitherse”, tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVII em todo o mundo ocidental.
No Brasil, a quadrilha foi originalmente chamada de “Quadrilha de Arraiais”, e era parte das comemorações chamadas de festas juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido Militar, colonial.

A festa foi organizada pelo vereador Julio César que enalteceu o êxito do evento.