Geral

Brasil terá três tenistas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing-2014

02/07/2014
Brasil terá três tenistas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing-2014

O Tênis do Brasil terá três atletas competindo nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014, principal evento esportivo de base do mundo, que neste ano terá a sua segunda edição em Nanjing, na China, entre os dias 16 e 28 de agosto, reunindo cerca de 3.800 jovens talentos do esporte de 204 países.
TENIS1Os tenistas Orlando Luz e Marcelo Zormann no masculino e Luisa Stefani no feminino defendem o Brasil na competição. Eles foram convocados pela Confederação Brasileira de Tênis depois de garantirem a entrada direta pelo ranking mundial juvenil ITF e farão parte do Time Brasil do Comitê Olímpico Brasileiro.
Orlando Luz é o atual número 3 do ranking mundial juvenil aos 16 anos. Na atual temporada ele conquistou o Banana Bowl em simples e duplas, o Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre em simples, o Torneo Cittá di Santa Croce, na Itália, e o Astrid Bowl, na Bélgica, ambos em duplas, além de alcançar as semifinais de simples e duplas na chave junior de Roland Garros.
TENIS2Marcelo Zormann é o número 16 do ranking mundial junior da ITF. Aos 18 anos, ele vem de uma temporada em que conquistou o título Sul-Americano Individual Juvenil em La Paz, na Bolívia, além de ter alcançado as semifinais no Banana Bowl e no Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Ele venceu no ano passado o seu primeiro título profissional no Future de Montes Claros e neste ano foi semifinalista em Valldoreix, na Espanha, e vice-campeão em Mont-de-Marsan, na França.
Luisa Stefani é a atual número 1 do Brasil no ranking mundial juvenil em que ocupa a 44ª posição do mundo. Ela foi campeã no Sul-Americano Individual Juvenil em La Paz, na Bolívia, além de conquistar o título de duplas no Banana Bowl, e no ITF de Guayaquil. Ela também foi semifinalista de duplas na chave juvenil de Roland Garros, na França, e levou o vice-campeonato de duplas em Offenbach, na Alemanha.
Atual número 22 do mundo, o tenista mineiro João Menezes também conseguiu ranking para poder disputar a competição pelo Brasil, mas devido ao limite de apenas dois atletas por país, ficará como alternate e pode entrar para competir pelo país caso Luz ou Zormann sejam impossibilitados de ir a Nanjing por alguma lesão.
“Será uma grande oportunidade para nossos atletas. Estamos felizes em termos garantido um bom número de atletas em uma competição tão importante para o esporte. Hoje temos três tenistas entre os 22 melhores do mundo no juvenil no masculino e duas atletas no top 50 feminino, um reflexo do trabalho que vem sendo feito em parceria com os Correios, o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Ministério do Esporte. Acredito muito nos nossos jovens tenistas na busca por uma medalha em Nanjing”, afirma Jorge Lacerda, presidente da CBT.
Os Jogos Olímpicos da Juventude têm chaves de simples, duplas e duplas mistas e contam pontos como evento GA da ITF, o mesmo nível de premiação de um Grand Slam juvenil. A primeira edição foi realizada em Cingapura no ano de 2010 e o único participante brasileiro no tênis foi o alagoano Tiago Fernandes, escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira no desfile de abertura.
“O Tênis dos Jogos Olímpicos da Juventude dão a valiosa oportunidade para alguns dos mais promissores atletas em ter a primeira experiência Olímpica e representar seu país em um estágio elevado. Estamos contentes com o sucesso do evento inaugural em Cingapura, que revelou vários competidores que progrediram para o circuito profissional”, afirma Francesco Ricci Bitti, presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF).