Geral

‘Aprender com Micro’ promove melhoria em laboratórios de informática

29/07/2014
‘Aprender com Micro’ promove melhoria em laboratórios de informática

A Escola Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), foi uma das escolas contempladas pelo projeto Foto: José Demétrio

A Escola Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), foi uma das escolas contempladas pelo projeto Foto: José Demétrio

  Treze escolas estaduais em Maceió receberam melhorias em seus laboratórios de informática por meio do Projeto “Aprender com Micro”, ação da rede pública estadual em parceria com o Grupo Actcon. O objetivo é promover avanços na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental utilizando ferramentas digitais e interativas.
A Escola Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), foi uma das escolas contempladas pelo projeto e, na última sexta-feira (25), apresentou o novo laboratório. Além das melhorias nas máquinas, o espaço recebeu uma lousa digital de 80 polegadas que será manipulada pelo professor durante as atividades pedagógicas que reforçarão o conteúdo ministrado em sala de aula.
Na ocasião, a escola também foi palco do lançamento do programa “Estudante-Monitor”, onde dois estudantes do 8º ano se revezarão atuando nas aulas de laboratório do “Aprender com Micro. Além de apoiarem professores e alunos durante as atividades do projeto, os estudantes Jerlyson Feliciano, 13 anos e Samuel Eric, 14, participarão de cursos de aperfeiçoamento.
“Estes garotos foram escolhidos pela assiduidade e desempenho destacado nas ações da escola e serão contemplados com os cursos de operador de computador, programador de computador e webdesign e editoração gráfica, que estão entre as qualificações mais disputadas do mercado de informática. No final do programa, a partir do seu desempenho, cada um receberá também um notebook”, conta o consultor pedagógico do Actcon, Ricardo Resende.

 Benefícios – Por meio do projeto “Aprender com Micro”, 41 mil alunos de 50 escolas estaduais fortalecerão sua aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa por meio do uso de recursos audiovisuais em aulas de laboratório. “Inicialmente, o projeto foi implantado em 13 unidades da capital, mas técnicos da rede estadual já promovem levantamento para expandi-lo para outras 37 escolas – 22 em Maceió e 15 no interior”, adianta o coordenador do projeto na rede pública estadual, Fábio Limeira.
As atividades acontecem duas vezes por semana: são duas aulas de Matemática e duas de Língua Portuguesa para as turmas de 4º ano, enquanto os alunos de 8º ano têm uma aula de cada disciplina por semana. Durante as atividades, eles aprendem de forma lúdica e interativa por meio de jogos, vídeos e animações.
“Nestas atividades de laboratório, eles intensificam o que já estudam em sala de aula, como, por exemplo, produção e interpretação de texto, ortografia, operações aritméticas e o desenvolvimento do raciocínio”, explica Lidiane Almeida, uma das coordenadoras pedagógicas do projeto na Actcon.
Com cinco turmas de 8º ano participando da ação, José Acioly, diretor adjunto da Escola Laura Dantas, elogia a iniciativa: “o Aprender com Micro faz uso de muitas ferramentas tecnológicas que fazem parte do dia a dia de nossos jovens, tornando as atividades pedagógicas mais atrativas e trazendo melhorias para o processo de ensino aprendizagem”, avalia.

   Formação – No dia 11 de agosto, na Escola Laura Dantas, no Cepa, das 8h30 às 17h30, 77 professores de Língua Portuguesa e Matemática e coordenadores pedagógicos participam do segundo módulo de capacitações do projeto. Na ocasião, também haverá o lançamento do portal do projeto Aprender com Micro, o qual disponibilizará conteúdos didáticos a serem trabalhados em sala de aula e espaços para esclarecimentos de dúvidas dos professores.