Geral

Alunos da Uneal desenvolvem projeto de incentivo à leitura

29/07/2014
Alunos da Uneal desenvolvem projeto de incentivo à leitura

Professora desenvolveu um projeto que rendeu resultados animadores, em parceria com as Arapiraquinhas, bibliotecas públicas digitais de Arapiraca Foto: Ascom Uneal

Professora desenvolveu um projeto que rendeu resultados animadores, em parceria com as Arapiraquinhas, bibliotecas públicas digitais de Arapiraca Foto: Ascom Uneal

  O acesso do maior número possível de pessoas a obras literárias é uma das preocupações da professora Eliane Bezerra, do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Unael), em Arapiraca. Como forma de incentivar a leitura, ela desenvolveu um projeto que rendeu resultados animadores, em parceria com as Arapiraquinhas, bibliotecas públicas digitais de Arapiraca, onde é coordenadora.
Os estudantes do 30 período do curso de Letras (Uneal), com habilitação em Português, foram integrados ao projeto e deram grandes contribuições. A primeira delas foi a realização de uma campanha de doação de livros na Universidade: “Não deixe o livro – o seu livro lido parado na estante. Doe-o a alguém”. A iniciativa, que ocorreu este mês, arrecadou cerca de 100 obras, por meio de uma caixa coletora deixada na instituição.
Todos os livros doados serão destinados às Arapiraquinhas onde irão fazer parte da segunda etapa do projeto que, em resumo, consiste em proporcionar à comunidade local a oportunidade de ler em casa. Os estudantes do curso de Letras confeccionaram oito porta-livros, no formato de bolsa. Cada uma, com 15 livros, ficará em uma Arapiraquinha.
Eliane explica que, como os livros das Arapiraquinhas não podem ser emprestados, foi criada uma solução criativa para aproximar a comunidade. “Durante uma semana essa bolsa de livros ficará na residência de qualquer cidadão interessado em leituras com o compromisso de ao devolvê-la comentar sobre a experiência de leitura realizada para o grupo”, explica a professora.
Quem tiver interesse em participar poderá fazer um cadastro na Arapiraquinha mais próxima da sua casa, já a partir desta terça-feira (29).

Universitários também ganham

Os estudantes universitários tiveram a oportunidade de interagir com alunos da Escola Benildo Barbosa de Medeiros, unidade de ensino de tempo integral, em um evento de incentivo à leitura, na Arapiraquinha Erasmo Soares, semana passada. A ação é a terceira etapa do projeto “Por uma Arapiraca leitora: formação do leitor na Arapiraquinha Professor Erasmo Soares” e teve apresentação cultural, contação de histórias, cineminha, oficinas, encenações e muita interação com os livros.
A experiência teve um resultado acima do esperado e será socializada em outros círculos universitários. “Pretendo divulgar nas universidades a referida proposta e discutir a necessidade de implementar a continuidade desta. ‘Os graduandos que participaram estão desejosos de mais idas às Arapiraquinhas. Já me fizeram até prometer que a cada período eles farão essa atividade”, explicou a docente.