Geral

Alagoas inicia campanha para a prevenção de hepatites virais

28/07/2014
Alagoas inicia campanha para a prevenção de hepatites virais

Ação alerta a população sobre o exame para o diagnóstico precoce da doença importância (Foto: Carla Cleto)

Ação alerta a população sobre o exame para o diagnóstico precoce da doença importância (Foto: Carla Cleto)

  Começou nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a campanha contra a doença. A ação, que prossegue até sábado (2), conta com mobilização e distribuição de materiais informativos e preservativos em locais de grande fluxo de pessoas. A iniciativa pretende ainda incentivar a população a realizar o exame para o diagnóstico precoce da doença. Isto porque, no período de 2000-2013, as hepatites virais afetaram mais de 5.600 pessoas no Estado.
Os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No entanto, estes sintomas, muitas vezes, são silenciosos, dificultando o diagnóstico, que é confirmado por meio de exames de sangue específicos.
De acordo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, o diagnóstico precoce é essencial para o controle da doença e para a diminuição de contágio. Cleide ressaltou ainda, que durante o período da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá estimular os municípios a realizarem mobilizações por meio de palestras em escolas, blitz nas ruas e a oferta do diagnóstico por meio dos testes rápidos para hepatite B e C.
O médico e coordenador do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Fernando Barreiros, explicou que em Alagoas os casos mais comuns são tipos causados pelo vírus A, B e C, que podem ser confirmados por meio de exames de sangue. O especialista destacou que a prevenção é a principal arma contra o avanço das hepatites virais.
“A hepatite A pode ser prevenida com a manutenção de hábitos de higiene como manter as mãos sempre limpas. Já para as variações B e C, o contágio pode ser evitado com o uso de preservativos durante as  relações sexuais, além de evitar o compartilhamento de seringas e contato com sangue”. O médico disse ainda que para a prevenção da hepatite B, a população pode ser imunizada através de vacina disponível nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Alagoas, as unidades de referência para o tratamento da hepatite B e C são o Hospital Escola Hélvio Auto e Hospital Universitário. Este tratamento é realizado com medicamentos que estão disponíveis gratuitamente na Diretoria Estadual de Assistência Farmacêutica (DAF).
Nesta terça-feira (29), os técnicos da saúde realizam a ação no semáforo da Ladeira do Óleo, próximo à Faculdade Fits – Cruz das Almas, a partir das 9h e também no semáforo da Avenida Gustavo Paiva, em frente ao Ed. Norcon, próximo ao Shopping Maceió, a partir das 11h.