Geral

Agentes socioeducativos são treinados para situações de emergência

31/07/2014
Agentes socioeducativos são treinados para situações de emergência

Dos 30 agentes que participam do treinamento, vinte serão selecionados para compor o Grupo de Operações (Foto: Assessoria)

Dos 30 agentes que participam do treinamento, vinte serão selecionados para compor o Grupo de Operações (Foto: Assessoria)

A Superintendência de Atendimento Socioeducativo (Sase) iniciou, na última segunda-feira (28), o Curso de Operações para Agentes Socioeducativos. A capacitação está sendo ministrada por instrutores da Escola Penitenciária e tem duração de dez dias, em horário integral. O objetivo é capacitar os monitores para atuarem em situações de emergência nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei.
Dos 30 agentes que participam do treinamento, vinte serão selecionados para compor o Grupo de Operações. Durante a formação, os servidores recebem aulas sobre Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de formação em time tático, imobilização tática, uso de tecnologia não letal, noções de primeiros socorros, combate a incêndios, noções de inteligência, algemagem e revista.
Todo o conteúdo do curso foi montado especialmente para a atuação do grupo em unidades de internação de jovens em conflito com a lei, como explica Damásio Abreu, instrutor da Escola Penitenciária. “Existem muitas diferenças na capacitação voltada para os agentes socioeducativos, principalmente na questão de legislação. Neste curso, são passadas as diretrizes do ECA, como também todas as questões práticas e operacionais voltada para uma unidade socioeducativa, sempre visando à profissionalização desses agentes”, disse.
O promotor Rogério Paranhos, da Promotoria da Infância e da Juventude, esteve presente na aula inaugural. “Vim conhecer a iniciativa, pois acredito que toda capacitação é importante. Estamos aqui para contribuir com o que for preciso para a formação desse grupo”, afirmou o promotor.