Artigos

A indústria que transforma

14/07/2014

Todo brasileiro conhece a importância da indústria para a economia nacional. Nossa história mostra como o desenvolvimento do Brasil esteve e, ainda está, atrelado ao crescimento da indústria, principal vetor a garantir um salto qualitativo para a melhora da infraestrutura e das condições de vida do povo.
Alguns indicadores recentes apontam para um preocupante encolhimento da participação da indústria de transformação no nosso Produto Interno Bruto – PIB. De 27% em meados dos anos 80, regredimos para 16% atualmente. É algo, portanto, que temos que combater.
A indústria tem papel fundamental na geração de emprego, renda, nas exportações, por isso deve merecer total atenção do Congresso Nacional e do governo brasileiro. O Brasil, enquanto país com vocação para liderança global, não pode abrir mão de uma indústria forte.
Compreender os desafios desse setor é tarefa de todos nós. Propor soluções que estimulem a competitividade, apoio total as ações inovadoras e, sobretudo, as microempresas devem ser políticas permanentes de qualquer governo.
No Congresso Nacional, estamos trabalhando continuamente pela melhoria do setor industrial, com preocupação, sobretudo, no combate a burocracia, algo que compromete e inibe o futuro das empresas, além de prejudicar o crescimento do país.
Promovemos a ampliação do Supersimples, regime especial de tributação que possibilita o pagamento de diversos tributos por meio de alíquota única. A criação de um cadastro único nacional para as micro e pequenas empresas, que substituirá as demais inscrições federais, estaduais ou municipais e corresponderá ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, por exemplo, é uma iniciativa fundamental para facilitar a vida dos empresários.
Reafirmo, portanto, que o Congresso analisará com rapidez todas as mudanças necessárias na Lei das Microempresas e vamos trabalhar cada vez mais pelo empreendedorismo.
Reitero o que disse durante o lançamento da Agenda Legislativa da Confederação Nacional da Indústria: O Congresso deseja ser o interlocutor da classe produtiva e está ávido por participar mais, aprovar projetos e receber sugestões deste importante setor da sociedade.