Geral

4ª Vara fica vaga após pedido de exoneração de Ferdinando Scremin Neto

10/07/2014
4ª Vara fica vaga após pedido de exoneração de Ferdinando Scremin Neto

 

3059c02915b220ac98180ee75d8dbbed

O juiz Ferdinando Scremin Neto não responde mais pela 4ª Vara Criminal da comarca de Palmeira dos Índios. Seu pedido de desligamento do Tribunal de Justiça de Alagoas já foi encaminhado ao poder judiciário e, nesta quarta-feira (09), o juiz deixou oficialmente de responder pela comarca. De acordo com José Torquato – escrivão da 4ª Vara Criminal de Palmeira, o motivo da saída do magistrado teria sido motivada exclusivamente pelo fato de Ferdinando Scremin Neto ter sido nomeado como juiz  do Paraná, Estado do qual ele é natural e fará parte da magistratura a partir desta quinta-feira (10), com sua nomeação.

Ainda de acordo com o escrivão, o Tribunal de Justiça deverá providenciar muito em breve a nomeação ou remoção de algum juiz substituto, por meio do edital para os interessados, pois, com a saída de Ferdinando Scremin Neto está vago o cargo de juiz na 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios.

O exercício da magistratura em Palmeira

O magistrado foi vítima de ameaça de morte em razão de seu exercício profissional em Palmeira dos Índios no ano de 2013, quando uma testemunha teria ouvido, num bar da cidade de Palmeira dos Índios, que o irmão de um detento teria plano atentatório contra a vida do juiz Ferdinando Scremim.

O suposto autor do atentado, preso por determinação do magistrado, seria suspeito de ter praticado crimes de homicídio e tráfico de drogas. Na época, o Judiciário de Alagoas prestou solidariedade e garantiu tomar providências para garantir a integridade física do juiz.

O juiz Ferdinando Scremin Neto realizou vários júris, com o intuito de garantir a celeridade processual na Comarca e cumprir as metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). E, devido as  realizações das audiências, os crimes contra a vida começaram a ser elucidados no município.