Geral

Vitória da França sobre a Suíça aumenta ainda mais a média de gols da Fonte Nova

20/06/2014
Vitória da França sobre a Suíça aumenta ainda mais a média de gols da Fonte Nova

   frasui França e Suíça protagonizaram o jogo com o maior número de gols na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 até agora. Os franceses marcaram cinco vezes e o suíços duas na partida disputada na Arena Fonte Nova nesta sexta-feira (20.06), em Salvador. Este foi o terceiro jogo do Mundial na cidade e a bola ultrapassou a linha do gol nada menos que 17 vezes na capital baiana. Antes, a Holanda já tinha vencido a Espanha, atual campeã mundial, por 5 x 1; e a Alemanha goleou Portugal por 4 x 0.
Os gols franceses em Salvador foram marcados por Giroud, Valbuena, Matuidi, Benzema e Sissoko. Os suíços diminuíram com Dzemaili e Xhaka.
O atacante Karim Benzema esteve ainda em outros dois lances que poderiam ter transformado o jogo em uma experiência ainda mais incrível para os 50.003 torcedores que assistiram à partida nas arquibancadas. Ainda no primeiro tempo, Benzema bateu um pênalti que foi defendido pelo goleiro suíço Diego Benaglio – no rebote, o francês Cabaye ainda acertou o travessão. O segundo lance aconteceu segundos depois de o árbitro holandês Bjorn Kuipers apitar o final do jogo: Benzema concluiu um belo cruzamento da direita com um chute forte, no ângulo de Benaglio. O gol não valeu, pois o jogo já havia terminado.
A França praticamente garantiu a sua classificação para a segunda fase, pois chegou a seis pontos e lidera o Grupo E, com um ótimo saldo de gols (oito gols marcados e dois sofridos). Os suíços, que venceram o primeiro jogo em Brasília por 2 x 1, permaneceram com três pontos e um saldo negativo de três gols. As outras duas seleções do grupo (Equador e Honduras) se enfrentam ainda nesta sexta, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Além da comemoração das torcidas e da eterna lembranca do bom futebol que ficará na memória de quem assistiu a essas partidas, o alto número de gols marcados também ajuda a aumentar a quantidade de mudas nativas da Mata Atlântica que serão plantadas pelo Projeto Gol Verde: a cada tento assinalado no estádio, a Secretaria Estadual para Assuntso da Copa na Bahia (Secopa-BA) plantará 1.111 mudas – o equivalente a um campo oficial de futebol. Até agora, são 18.887 novas árvores a serem plantadas na Bahia