Geral

Turismo de Alagoas é destaque em reportagem do Valor Econômico

16/06/2014
Turismo de Alagoas é destaque em reportagem do Valor Econômico

Matéria mostra que Estado faz um forte movimento em busca do turismo de negócios (Foto: Divulgação)

Matéria mostra que Estado faz um forte movimento em busca do turismo de negócios (Foto: Divulgação)

O jornal Valor Econômico, um dos mais importantes do país na área de economia, publicou uma grande reportagem sobre o crescimento turístico de Alagoas nos últimos sete anos. De autoria do repórter Jacilio Saraiva, a matéria mostra que, embora o eixo do setor ainda seja voltado ao lazer, o Estado faz um forte movimento em busca do turismo de negócios.
“De olho no público corporativo, a rede InterCity, com 24 unidades no Brasil, inaugura seu primeiro hotel na capital alagoana em 2016. Localizado entre as praias de Jatiúca e Ponta Verde, terá 170 apartamentos”, afirma a reportagem. “Redes como Iberostar, Ritz do Brasil e Intercity anunciam investimentos de R$ 120 milhões em novas unidades, enquanto o Jatiúca, primeiro resort de Maceió, criado em 1979, finaliza uma reforma avaliada em R$ 26 milhões”.
Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a reportagem comprova o trabalho que vem sendo feito durante os últimos sete anos em Alagoas. “A matéria mostra todo o esforço do setor e deste governo para consolidar o turismo alagoano. Somos reconhecidos como um roteiro de sol e mar, mas estamos nos estruturando também para ser um forte roteiro de negócios”, diz. “Essa vertente ganhará um apoio inestimável com as reformas e a climatização do Centro de Convenções, obras que serão entregues ainda este ano”.
O Valor Econômico ressalta que a capital alagoana registrou nos últimos sete anos um aumento de 158% em sua capacidade hoteleira, pulando de 6,2 mil para 16 mil leitos. Mostra também o crescimento do setor em todo o Estado, que conta hoje com 21 novos hotéis e cerca de 31,4 mil leitos.
A reportagem traz ainda as opiniões de Aírton Valente Jr. e Luciano Ximenes, técnicos do Escritório de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil (Etene/BNB). Para os especialistas, o turismo aparece como um novo indutor do crescimento em Alagoas, e o Estado tem diversificado seu perfil de atrações, aproveitamento não apenas a vocação sol-praia, mas também a de roteiros de negócios.
O jornal afirma que, em 2013, o Banco do Nordeste aplicou cerca de R$ 15 milhões no setor turístico de Alagoas. Já em 2014, os investimentos totalizavam, até abril, R$ 11,8 milhões. A reportagem anuncia ainda a inauguração, em setembro, de uma marina com capacidade para 500 barcos na vila de pescadores da Massagueira, no município de Marechal Deodoro.