Geral

Sururu será Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas

10/06/2014
Sururu será Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas

Sururu é um referencial para para a cultura alagoana (Foto: Divulgação)

Sururu é um referencial para para a cultura alagoana (Foto: Divulgação)

  Os representantes do Conselho Estadual de Cultura (Cec) decidiram por unanimidade acolher o pedido de registro do sururu como Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas. A análise do pedido foi realizada nesta terça-feira (10), no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), durante reunião ordinária do Conselho. Agora, o processo segue para a instrução técnica, com a reunião de diversos documentos.
O pedido de registro foi solicitado formalmente pelo professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra e pelo estudante de mestrado, Ernani Viana Neto. Após a leitura sobre a relevância do processo e o parecer técnico do Pró-Memória, os conselheiros decidiram pela continuidade do processo de Registro como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas para o Sururu.
O secretário de Estado da Cultura e presidente do Conselho, Osvaldo Viégas, ressaltou a importância da continuidade do processo. “O seguimento do processo de registro do sururu é um bom momento para avaliar a importância simbólica deste alimento nas diversas linguagens culturais”, afirmou Viégas.Reuniao do Conselho de Culturasuru
Segundo o professor Edson Bezerra, o acolhimento do pedido foi um momento histórico. “Estou extremamente feliz em poder mediar essa discussão e solicitar esse registro, pois o sururu é um referencial de Alagoas e representa a cultura alagoana em diversos aspectos”, afirmou.
Além dos conselheiros, também participaram da reunião, o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcellos, o diretor do Misa, Fernando Lôbo e equipe do Pró-Memória.