Geral

Série: conheça a gastronomia de AL pelas reportagens da Agência Alagoas

13/06/2014
Série: conheça a gastronomia de AL pelas reportagens da Agência Alagoas

Carne de Jacaré é um dos destaques da região "Caminhos de São Francisco" (Foto: Divulgação)

Carne de Jacaré é um dos destaques da região “Caminhos de São Francisco” (Foto: Divulgação)

   Quando o assunto é turismo, Alagoas se tornou referência, nos últimos anos, para quem está à procura de um estado com destinos voltados para os mais variados gostos. Em tempos de Copa do Mundo, o estado vem concentrando esforços em proporcionar experiências únicas ao público que escolheu “viver” o Mundial por aqui, inclusive no quesito culinária. Pensando nisso, a Agência Alagoas preparou uma série de reportagens com dicas e sugestões de pratos típicos da gastronomia de cada região, para aqueles que desejam experimentá-los e aprender a história por trás destes sabores típicos do estado.
A primeira reportagem mostra um dos principais pratos oriundos dos seis municípios que fazem parte da região “Caminhos do São Francisco”. Famosa pela forte culinária regional, a região ganha destaque na cidade de Penedo, com a oferta da exótica carne de jacaré.
Além do jacaré, tem destaque nas cidades ribeirinhas o pitú, camarão de água doce famoso pelo tamanho e sabor apurado. Outras iguarias, como o sorvete de rapadura, produzido em Água Branca, e o doce de cacto, feito em Piranhas, também são muito elogiadas.

   Carne de jacaré

Com o preparo da carne desfiada, o jacaré é servido nos restaurantes locais sem nenhum problema com as normas ambientais, tendo em vista a proibição da pesca do animal sem regulamentação. Os fornecedores que ofertam a carne aos estabelecimentos atendem a todos os requisitos ambientais exigidos, e só a comercializam para estabelecimentos que também estiverem regularizados junto ao Ibama.
“O turismo envolve muito mais do que simplesmente viajar. Quem vem em busca de nossas comidas e lugares, quer ver e consumir todo o contexto que está por trás. Penedo é forte principalmente com os preparos à base de jacaré, e lá todos os estabelecimentos usam carnes oriundas de criatórios legalizados dentro da política de proteção ambiental vigente”, explica o diretor de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Renato Lobo.
Dentre as principais receitas que podem ser feitas com a carne do jacaré, está a moqueca, prato típico dos restaurantes penedenses – um sucesso dentre os clientes. Neste prato, a carne é preparada em pedaços pequenos, temperados com alho, cebola, sal e pimenta-do-reino, e cozida em panela de barro com farta quantidade de azeites de oliva e de dendê.