Geral

Seleção de Gana é recebida com grande festa em Maceió

12/06/2014
Seleção de Gana é recebida com grande festa em Maceió

Jogadores chegaram a Maceió na noite desta quarta-feira (11), véspera da abertura da Copa do Mundo 2014 (Fotos: Paulo Rios)

Jogadores chegaram a Maceió na noite desta quarta-feira (11), véspera da abertura da Copa do Mundo 2014 (Fotos: Paulo Rios)

  A seleção de futebol de Gana chegou na noite desta quarta-feira (11) a Maceió e foi recebida com grande festa pelas centenas de pessoas que aguardavam a delegação na porta do Hotel Radisson, na Pajuçara, onde o grupo africano ficará hospedado. O Governo do Estado preparou uma recepção oficial para dar as boas-vindas aos ganeses, como forma de retribuir-lhes a escolha de Maceió como centro de treinamento durante a Copa do Mundo de 2014.
Na porta do hotel, aguardavam a delegação de Gana representantes de órgãos institucionais, integrantes da imprensa nacional e estrangeira, movimentos estudantis, estudantes universitários africanos matriculados em faculdades alagoanas e até um trio de forró.Gana 6
O governador Teotonio Vilela destacou a relevância do momento para o Estado de Alagoas. “A vinda da seleção de Gana para Maceió dará visibilidade ao Estado, que recebe, junto com a seleção, representantes da imprensa nacional e internacional, que terão a oportunidade de conhecer Alagoas, colocando-o na pauta de um evento esportivo da máxima grandeza”, afirmou o governador. Ele conclamou a população alagoana a torcer por Gana como segunda seleção durante a Copa.
Para o estudante africano Adelino Queta, a participação da seleção de Gana na Copa tem grande relevância para a África. Natural da Guiné Bissau, ele cursa engenharia ambiental e sanitária na Unifal e estava lá junto com um grupo de outros estudantes que participam de programas de intercâmbio universitário entre o Brasil e a África.
“Estou em Alagoas há quatro anos e, sendo africano, não poderia deixar de vir dar as boas-vindas à seleção de Gana. Quando o futebol de Gana entra em campo, seus jogadores jogam pela pátria, pelas raízes, pelo povo africano. Se a final fosse jogada entre o Brasil e Gana, ficaria feliz qualquer que fosse o resultado”, diz o estudante. Para ele, essa possibilidade não está descartada. “Muita gente diz que a seleção de Gana é fraca, mas não podemos esquecer que ela evolui a cada participação. Na Copa de 2006, chegou às oitavas e na África do Sul, avançou às quartas de final”, avisa.
O estudante de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Dario Rosalvo, integrante da União Jovem Socialista (UJS), também defendeu a importância da vinda de Gana para Alagoas. “É um evento que trará os olhos do mundo para Alagoas, que tem grande potencial turístico e econômico. Somos alagoanos, somos da terra de Zumbi, e o fato de receber uma seleção africana traz grande contribuição cultural para Alagoas, por conta de nossas raízes”, comentou.
Integrante do grupo G, do qual também fazem parte as seleções de Portugal, Alemanha e Estados Unidos, com quem fará seu jogo de estreia no mundial no dia 16, em Natal, a seleção de Gana veio preparada para encarar os adversários. Só de bagagem, incluindo equipamentos de treino, segundo informações divulgadas pela Fifa, são 23 toneladas, a maior entre as 32 seleções que se enfrentam no mundial. A delegação conta ainda com 91 pessoas e reservou 63 quartos no hotel.