Política

Renan Filho ouve problemas e sugestões de pessoas com deficiência

17/06/2014
Renan Filho ouve problemas e sugestões de pessoas com deficiência

PMDB 1605-1O deputado federal Renan Filho (PMDB), pré-candidato ao governo de Alagoas pela Frente de Oposição, reuniu-se durante toda a manhã desta segunda-feira, 16, com as lideranças das pessoas com deficiência. Ouviu, no encontro, as principais demandas desse numeroso segmento da sociedade alagoana.
Renan Filho atendeu a convite da deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB), e debateu com representantes de associações e outras entidades que representam pessoas com os mais diversos tipos de deficiência em Alagoas.
PMDB 1605-2Conversando olho no olho com as pessoas, Renan Filho ouviu seus dramas e experiências. Surdos, autistas, cegos, pessoas com deficiência motora e demais explicaram ao pré-candidato a governador os problemas que cotidianamente sentem. Em Alagoas, de acordo com o IBGE, 27% da população tem pelo menos um tipo de deficiência.
“Foi muito importante perceber a expressão do outro, seu modo, o jeito de falar de seus problemas”, disse Renan Filho. “A expressão corporal deles fala mais do que mil palavras, e esse exercício cidadão que fizemos hoje foi muito gratificante. Asseguro que a questão das pessoas com deficiência será tema destacado do nosso plano de governo”, completou o pré-candidato.
Uma das discussões principais da reunião foi a ausência de um centro de reabilitação estadual. A sugestão dada ao pré-candidato foi que o problema pode ser resolvido por meio do fortalecimento dos centros regionais já existentes. “Mas não podemos esquecer a necessidade de criar este centro de reabilitação estadual, que é muito importante”, avaliou a deputada Rosinha da Adefal.
A questão da mobilidade também foi discutida, tanto no transporte público urbano como intermunicipal. “No transporte complementar, precisamos cobrar a adaptação gradativa de vans e a incorporação de mais ônibus adaptados na frota que atende ao interior do Estado”, salientou Renan Filho.
Entre as reivindicações, surgiram ainda a instituição de uma secretaria estadual da pessoa com deficiência e o respeito à legislação de mobilidade urbana, já existente, porém pouco cumprida por falta de fiscalização.
O encontro fez parte do programa “Queremos Ouvir Você”, que reúne conteúdo de diversos segmentos socioeconômicos para a construção de um plano de governo exequível para Alagoas. A iniciativa do PMDB está percorrendo os quatro cantos do Estado, debatendo a realidade alagoana.