Geral

Programas fortalecem o turismo sustentável nas praias de Alagoas

30/06/2014
Programas fortalecem o turismo sustentável nas praias de Alagoas

Programa Economia da Praia formalizou prestadores de serviços da orla de Maceió (Foto: Ascom Desenvolve)

Programa Economia da Praia formalizou prestadores de serviços da orla de Maceió (Foto: Ascom Desenvolve)

  O turismo sustentável é planejado para contribuir com a valorização das populações locais e sua cultura, promovendo ações que estimulam a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sócio- econômico. Com este conceito bastante estruturado, a Desenvolve – Agência de Fomento do Governo de Alagoas decidiu adotar ações e elaborar programas que auxiliassem no desenvolvimento dos pequenos negócios turísticos.
Entre as ações realizadas, estão as desenvolvidas a partir de programas como Economia da Praia e Bandeira Azul. Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a ideia de unificar o crescimento econômico e social, com turismo e meio ambiente, levou a Desenvolve a trabalhar com programas voltados para o desenvolvimento sustentável. “A instituição vem aumentando significativamente a sua atuação e estamos sempre buscando a viabilidade de projetos que visam o desenvolvimento sustentável e ecologicamente correto”, enfatizou.
Estas ações fazem parte da carta de programas da Unidade Executora de Projetos da Desenvolve, que vem trabalhando em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do seu Fundo Multilateral de Investimentos (BID/Fomin).
Para o especialista sênior do BID/Fomin, Ismael Giglio, a Desenvolve tem o “mérito de permitir, de um lado, o pioneirismo na sistematização de boas práticas em relação à economia da praia e, de outro, a de colocar a oportunidade para as praias de Alagoas, consideradas uma das mais belas do Brasil, de projetarem-se ainda mais nos cenários nacional e internacional”.

 Bandeira Azul

O Bandeira Azul, muito popular na Europa, visa certificar as praias em excelência, principalmente, em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. Em Alagoas, seis municípios aderiram ao Programa, com um total de nove praias inscritas, são elas: Boqueirão e Centro, em Japaratinga; Antunes e Burgalhau, em Maragogi; Costa Brava, em Paripueira; Patacho e Laje, em Porto de Pedras; Niquim, em Barra de São Miguel; e Praia do Francês, em Marechal Deodoro.
Além da Desenvolve, o programa conta com a articulações de diversos órgãos, como o BID, Sebrae, Secretaria de Estado do Turismo (Setur), prefeituras municipais e Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

    Economia da Praia

O programa Economia da Praia tem o objetivo de profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, uma das mais bonitas e procuradas do Brasil. Após a formalização e as capacitações, foram distribuídos entre os comerciantes locais um kit de fardamento composto por camisetas, aventais e bonés, garantindo a higiene, a segurança alimentar e o conforto no ambiente de trabalho, além de material de limpeza para preservação do meio ambiente.
Este programa conta com a articulação da Desenvolve e do Sebrae, além do apoio da Setur, da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió (Aspsom) e do Maceió Convention & Visitors Bureau.

    Lições

Estas ações, voltadas para o desenvolvimento do turismo sustentável em Alagoas, e os demais projetos executados pela Desenvolve, por meio do convênio com o BID/Fomin, serão apresentadas durante o Seminário Internacional de Fomento ao Desenvolvimento Regional, no início de agosto.
Na ocasião, será lançada uma coletânea de livros contendo as lições aprendidas durante o convênio, com o objetivo de disseminar as metodologias adotadas para promoção do desenvolvimento de Alagoas, através de uma parceria internacional.
O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, afirma que os programas dão oportunidade para as gerações futuras e instituições que queiram contribuir ainda mais com Alagoas. “A ideia é repassar a forma como o desenvolvimento foi proporcionado por meio destes projetos para que as atividade possam contribuir para o desenvolvimento local”, disse.