Geral

Observatório Astronômico bate recorde de visitantes

16/06/2014
Observatório Astronômico bate recorde de visitantes

Aluno no Observatório localizado no Cepa: recorde de visitantes; abaixo outra área do espaço (Fotos: Raul Plácido)

Aluno no Observatório localizado no Cepa: recorde de visitantes; abaixo outra área do espaço (Fotos: Raul Plácido)

Com cinco anos de existência, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) se configura como um espaço ativo de desenvolvimento de conteúdos escolares e científicos dentro do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Em 2013, as atividades realizadas pelo observatório contaram com a participação de 35.492 pessoas, recorde que corresponde a quase o triplo de 2010, ano em que teve 12.615.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), com o apoio de instituições como a Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL) e Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeal), o único observatório astronômico de Alagoas desenvolve ações durante o ano todo em dois campos de atuação: ensino e divulgação científica.
Frequentemente o espaço realiza cursos, oficinas, semanas temáticas, observações públicas, sessões no planetário digital, exposições itinerantes, palestras e seminários. Além disso, o Observatório também apresenta um programa de Iniciação Científica, o Inicia, destinado prioritariamente para estudantes de escolas públicas estaduais.
Para descentralizar as ações e ampliar a atuação do espaço, as atividades também são realizadas fora do prédio, como é o caso do projeto Um Olhar no Céu. Desenvolvido em parceria com a Usina Ciência, o observatório desenvolve  exposições astronômicas, maquetes, planetário e telescópios a 16 escolas em todo o Estado, contabilizando 6.169 participantes no ano passado.
O mesmo objetivo tem o Paisagens Cósmicas, que expõe pôsteres das paisagens do universo nas escolas da rede pública estadual.
Segundo o coordenador do Observatório, professor de Física Adriano Aubert, as exposições contribuem para o maior alcance das atividades promovidas pelo observatório, já que se deslocam até as unidades escolares.  A informação é confirmada pela planilha de ações do Observatório, que aponta a atividade como a que tem maior participação de pessoas desde 2009, primeiro ano de funcionamento do espaço, até 2013.
“Os projetos itinerantes têm a proposta de levar as atividades do Observatório para os ambientes escolares durante um dia inteiro. Com isso, aproximamos a comunidade escolar dos temas astronômicos, complementares aos conteúdos curriculares vistos em salas de aula”, explicou.
Todas as ações do Observatório podem ser acompanhadas pela internet, através do blog www.oagll.blospot.com.